Somos insubstituíveis

Somos insubstituíveis

Você é único!

Ouvimos durante muito tempo a máxima “ninguém é insubstituível”, aliás, ainda há muita gente que ainda pensa assim. Será? Na verdade, gostaria trazer o assunto para a discussão, mostrando a singularidade humana, com sua identidade própria e sua “digital personal”. A questão aqui é que, não importa qual a formação, atividade laborativa, cargo/função ocupada, para além dos conhecimentos técnicos, necessários para a execução de quaisquer atividades, o fato é que ninguém faz o que você faz e, como você faz. Existe uma habilidade própria para a realização de cada tarefa, a qual está atrelada ao nosso comportamento, a quem somos como pensamos, a cultura familiar etc. Sendo assim eu afirmo ninguém é substituível, ou melhor, somos insubstituíveis!

O modo de realizar a tarefa no trabalho demonstra claramente a diferença entre conhecimento técnico e as habilidades humanas. Nas relações de trabalho, empregamos muito de nós, do nosso comportamento no modo de ser, na forma como fazemos as coisas. Isso é uma identidade pessoal própria, uma marca especial, e em muitos casos também pode ser o nosso diferencial competitivo, ou seja, aquilo que possuímos diferentemente dos demais. Nesse caso o autoconhecimento é algo de grande importância na vida do indivíduo em todos os aspectos, pois, quando nos conhecemos profundamente, identificamos habilidades e atitudes que nos diferenciam e que nos fazem ímpares.

Em qualquer relação de trabalho, seja como líder, ou equipe, a capacidade de saber identificar as particularidades de cada indivíduo a sua volta torna o relacionamento interpessoal mais facilitado e permite que pontos fortes sejam incentivados e que pontos menos trabalhados sejam corrigidos na busca da melhoria contínua e da sinergia.

Aqui fica então uma sugestão, que tal tirar um momento tranquilo, consigo mesmo, para analisar seus conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), identificando assim, a sua “digital personal”, ou seja, aquilo que te faz diferente, o que te faz realizar a mesma coisa que outros fazem, mas com um toque especial, o seu toque. Que tal levantar e listar os seus pontos fortes, bem como aqueles que precisam de maior atenção, buscando assim o ajuste para melhoraria e investimento no que tem de melhor, afinal, você é insubstituível.


Fonte: Artigos Administradores / Somos insubstituíveis

Os comentários estão fechados.