Sono: A Atual Ostentação das Pessoas de Sucesso

Sono: A Atual Ostentação das Pessoas de Sucesso

Quem se dedica ao sucesso e consegue ter uma boa noite de sono sem ter que escolher entre um ou outro?

Há quem diga que sono é para os fracos.
Que enquanto está domindo poderia estar produzindo.

Existe até uma técnica que diz que se você dormir 15 minutos de 4 em 4 horas você não se sentirá cansado.

Imaginem só, Albert Einstein praticou isso! As pessoas de sucesso fazem isso! É claro e óbvio que eu também vou! – naturalmente com tantas evidências você deve estar pensando que esse é o caminho para receber a tão sonhada promoção! Eu também acharia! Na verdade, eu sempre achei até ter conhecimento do que vou relatar agora.

Os relatos de quem já tentou essa técnica descrita acima, por exemplo, são de que por algum tempo é possível “viver” deste jeito. Mas, em alguns momentos, você se mantém tecnicamente acordado, embora o seu cérebro mal funcione. A taxa de criatividade e atenção baixam tanto quanto a de incidência de erros aumenta.

O principal mito que se ouve por aí sobre a relação entre o sono e a produtividade é:

“Quanto menos eu dormir,
mais vou conseguir produzir”

Sim, isso é um mito. Estudos indicam que quanto mais você dormir, mais vai se tornar uma pessoa produtiva, criativa e pasmem: menos erros cometerá.

A verdade é que a maioria das pessoas se aconstumou a viver exausta que se esqueceram do que é viver descansado.

  • ESTUDOS SOBRE O PODER DO SONO

Você já deve ter ouvido falar sobre o famoso estudo que se popularizou com o nome de “A Regra das 10 mil horas”. Esse estudo indica que para você dominar algo e ficar “bom” nisso é preciso atingir 10mil horas de prática sobre aquele assunto.

Pois bem, neste mesmo estudo houve também uma descoberta não tão conhecida que indica como sendo o SONO o segundo fator mais importante para diferenciar os melhores dos bons violinistas.

Os melhores violinistas dormiam cerca de 8,6 horas por dia, além de tirarem 2,8 horas de cochilo durante a semana.

E assim, descobriu-se uma nova e importante relação:

Quanto mais você dorme, mais tempo o seu cérebro tem para fazer novas conexões, que gerarão novas ideias que você não enxergaria se não descansasse o suficiente

O sono faz com que o seu cérebro tenha tempo de “organizar” as informações e assim enxergá-las de uma forma diferenciada. Além disso, um bom descanso aumenta o seu poder de concentração. Faça um teste e veja como o rendimento no seu trabalho será diferenciado depois de uma sequencia de boas noites de sono (o que seria algo próximo à 8h). Não estranhe, o primeiro dia vai ser algo fora do normal, de fato.

Estudos da Faculdade de Medicina de Havard, conduzidos por Charles A. Czeisler (Professor de Medicina do Sono), indicam que se você ficar um dia sem dormir ou passar a semana dormindo somente 4 ou 5 horas o seu cérebro o induzirá a uma debilidade equivalente a uma pessoa que está com 0,1% de álcool no sangue.

Embora haja o costume de atribuir o sono como um descanso para o corpo, os estudos apontam que o sono é, e deve ser, atribuido ao descanso para o cérebro o que aumenta a capacidade de resolver problemas e tomadas de decisões.

  • O QUANTO ISSO SE APLICA NO SEU DIA A DIA?

Agora vem a parte irônica de tudo isso. Você até deve ter gostado deste texto.

Mas, eu sei que é dificil se libertar da obrigação, dever ou qualquer nome que você, empreendedor ou profissional em ascensão, queira dar à pratica que esteja limitando você de dormir bem.

“Parece que o texto é interessante…mas de fato não se aplica a mim. Talvez se aplique a alguém, mas não a minha realidade.”

Essa semana eu ouvi uma frase que dizia:

Mantenha-se na sua mente
e você estará morto!

Ou seja, apoie-se nas suas verdades, nas suas crenças, aceite o mundo que criaram para você e o prazo para você atingir o fracasso estará marcado.
A mente é como um paraquedas, para funcionar você precisa abrir.

Permita-se a experimentar algo diferente e prepare-se para aumentar a sua produtividade e entrega para um nível acima do normal: dormindo mais.

Uma pessoa que está em ascensão deve antes de tudo saber fazer escolhas inteligentes. E para fazer escolhas é preciso, antes de tudo, renunciar outras e escolher somente aquelas que te darão um resultado maior. Mas, para isso é preciso ter mais informações para tomar uma decisão correta. Então, pesquise mais sobre o sono, busque informações que te deem novas crenças sobre esse fato. E aí sim, você estará apto a tomar uma decisão.
Não, simplesmente, negligencie este assunto.

Esse texto não foi escrito para ser mais um.
Foi para alcançar você e proporcionar algo realmente bom em sua vida.

No livro Essencialismo de Greg Mckeown, existe um conceito claro sobre objetividade sobre aquilo em que você aplica energia. Se você quer abraçar o mundo, você gasta poucas frações de energia em tudo. Mas, se você tem a habilidade de determinar o que realmente é essencial, você investe energia em poucas tarefas que te proporcionam grandes resultados.

Querer fazer tudo não necessariamente faz com que você chegue ao seu objetivo mais rápido.

Está mais do que comprovado. O sono, esse sim, aumenta a sua produtividade e não a ausência dele. Cuide do seu maior patrimônio! Isso sim incrementa a sua qualidade de entrega e criatividade.

O quanto você tem sido realmente produtivo?
O quanto tem estado descansado e ao mesmo tempo alcançando seus objetivos?
E o quanto tem se enganado e prejudicando o seu corpo e, principalmente, a sua mente?

 

(Texto inspirado no Livro Essencialismo e Documentário de TonyRobbins)


Fonte: Artigos Administradores / Sono: A Atual Ostentação das Pessoas de Sucesso

Os comentários estão fechados.