Sorrir aumenta a eficácia no trabalho

Sorrir aumenta a eficácia no trabalho

O sorriso é uma ferramenta importante que pode e deve ser usada no dia a dia, pois demonstra interação e boa capacidade de relacionamento com seus interlocutores

Você já parou para analisar quantas vezes tem sorrido no trabalho?

Não?!

Pois deveria.

O sorriso aproxima, e antes de tudo, abre portas. Quando sorrimos estamos indiretamente dizendo, de acordo com Garcia Huete, perito em relações interpessoais: “Estou à vontade e seguro das minhas ações.”.

O sorriso é uma ferramenta importante que pode e deve ser usada no dia a dia, pois demonstra interação e boa capacidade de relacionamento com seus interlocutores.

Além disso, sorrir é uma característica de pessoas sagazes, pois assinala segurança do ponto de vista técnico e emocional. E mais: é contagiante!

Muitas vezes nivelamos o nosso humor pelo número de atividades que temos de dar conta no dia a dia ou com a responsabilidade do cargo que ocupamos.

Entretanto, pense como é bom estar pronto (a) para a vida e disposto (a) para um dia de trabalho (e não importa se é segunda-feira!).

O colunista José Dornelas descreve que o sorriso pode inclusive aumentar o rendimento das equipes durante as reuniões de trabalho.

De acordo com o Dornelas, em artigo publicado no site uol, o aumento da performance nas reuniões foi constatado por pesquisadores da Universidade de  Nebraska, ao analisarem 54 equipes em duas organizações industriais da Alemanha. Eles chegaram à conclusão que times de pessoas ao experimentaram interações humorísticas durante reuniões, tais como uma brincadeira, seguida de risadas que levaram a outra brincadeira, tiveram aumento da performance quanto ao atingimento de objetivos.

A razão aparente é que as interações humorísticas desencadeiam comportamentos de resolução de problemas importantes, inclusive estimulando os membros das equipes a discutir sobre novas ideias.

O sorriso também é eficiente na comunicação escrita. Um e-mail informal pode ser formulado com dois pontos e parênteses, J, para rematar uma frase e suavizar uma opinião ou, simplesmente, mostrar que você está em sintonia com o seu interlocutor.

Tem de ser verdadeiro!

 Sabe aquele sorriso entre os dentes ou mesmo aquele em que se mostra toda a arcada dentária mas você não sente energia? Esse é o sorriso amarelo. Evite-o!

O sorriso verdadeiro transmite felicidade e isso pode ser sentido pelo seus interlocutores. Saber sentir o momento e ter espontaneidade é fundamental.

Mesmo que o seu perfil não seja de uma pessoa extrovertida, tente relaxar e usufruir dos benefícios do bom humor para a sua rotina.

Você estará criando laços positivos e contagiando outras pessoas com boas energias. Afinal, pessoas felizes produzem mais e melhor.


Fonte: Artigos Administradores / Sorrir aumenta a eficácia no trabalho

Os comentários estão fechados.