Startup Weekend, 54 horas de imersão

Startup Weekend, 54 horas de imersão

Você já pensou em criar uma empresa em 3 dias? Desenvolver o modelo de negócios, testar o produto ou serviço e ganhar dinheiro. O Startup Weekend é muito mais do que isso. Um laboratório de empreendedorismo, uma competição onde as lições são muito maiores que o prêmio

Intenso. Essa palavra descreve o que é passar um final de semana imerso em um ambiente cercado de empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas da inovação, todos focados em tirar ideias do papel e validar novos modelos de negócios.

Em um espaço adaptado especialmente para facilitar a transformação de ideias em startups, desde às 18 horas da sexta-feira até às 22 horas do domingo, ansiedade, tensão, empolgação, dúvida e outros sentimentos se misturam à adrenalina de viver em 3 dias, experiências que valem por anos.

O Startup Weekend é uma iniciativa sem fins lucrativos, conduzida por uma rede global de empreendedores e líderes, que apoiados por plataformas como o Google for Entrepreneurs, vem causando impacto ao redor do mundo ao inspirar jovens e fomentar o empreendedorismo em comunidades de todo o planeta. O evento já foi realizado em mais de 130 países, 726 cidades, impactando mais de 123 mil pessoas e tendo sido criadas mais de 16 mil startups.

“Startup Weekend é um fenômeno global que tem atraído e encorajado uma nova geração de empreendedores.” David Cohen

O objetivo é tirar ideias do papel, formando grupos multidisciplinares, que em 54 horas devem desenvolver suas ideias, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados.

Muito mais que uma competição, o Startup Weekend propõe através do empreendedorismo, inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades que aspiram transformar seus ambientes através da inovação. E os benefícios pra quem participa são enormes.

Criatividade, comunicação, aprender a ouvir, desconstruir para reconstruir, trabalhar em equipe, são apenas alguns dos aprendizados que se leva desta experiência.

Conviver intensamente durante 3 dias com pessoas que você não conhecia, tendo que aprovar e desaprovar ideias, mesmo aquelas que são suas ou que você acredita muito, saber dizer não, saber delegar, desapegar, simplificar, controlar a ansiedade e aprender a liderar também são lições que você aprende ao estar mergulhado em uma proposta de imersão.

Talvez a montanha russa que se vive ao validar e invalidar ideias seja um dos maiores legados de um SW. Como você tem poucas horas para reconstruir uma ideia derrubada, disciplina, metodologia e simplicidade são qualidades que você irá precisar se quiser entregar algo de valor. E nesse momento você saberá quem são as peças fundamentais do seu time. Humildade e persistência serão características valiosas para se reerguer, assim como acontece no mundo real.

Noites sem dormir, cansaço, horas ininterruptas de trabalho definitivamente geram um impacto muito valioso na vida de cada um. O networking e conhecimento que se troca com os mentores, líderes que já passaram por isso e conseguiram se destacar, também são ganhos impagáveis de um Startup Weekend.

“Muitas pessoas querem ter suas próprias empresas, mas não sabem como começar. Como passar da paixão e de uma ideia para uma equipe, um produto e um lançamento? Startup Weekend capacitou milhares de empresários em todo o mundo a fazer seus próprios negócios acontecerem. Se você quer começar um empreendimento, pare de sonhar e mãos à obra.” Neil Patel

O que eu aprendi vai muito além dos modelos de negócios, ideias, validações, soluções e apresentações. Em 54 horas de imersão, aprendi que assim como os negócios, os Startup Weekends são feitos por pessoas. Pessoas que fazem acontecer. Pessoas que querem fazer a diferença. Pessoas que compartilham. Pessoas que não são perfeitas, mas assim como todos tem suas dificuldades, todos tem seu potencial, basta lapidar as qualidades de cada um e encaixar as peças nos seus devidos lugares.

Um Startup Weekend é um evento para empreendedores, designers, programadores, administradores, engenheiros, professores, advogados, médicos, enfermeiros, agrônomos, veterinários, biólogos, enfim qualquer pessoa que queira mudar sua condição e fazer do mundo um lugar melhor.

“Startup Weekend é o Woodstock dos nossos tempos para os aspirantes a empresários. São 54 horas sem impedimentos para construir uma empresa capaz de deixar seus criadores incrédulos dizendo ‘Eu não acredito que fizemos tudo isso em apenas um fim de semana!’.” Greg Gottesman


Fonte: Artigos Administradores / Startup Weekend, 54 horas de imersão

Os comentários estão fechados.