Sua carreira merece dedicação. Mas não deve tomar 100% do seu tempo

Sua carreira merece dedicação. Mas não deve tomar 100% do seu tempo

Existe um ditado que diz: “Sorte no jogo, azar no amor”. Será que é assim também quando nos tratamos do duelo vida profissional x vida pessoal? Qual dos dois está ganhando nesse momento?

Fama, sucesso e reconhecimento.

Qualidades que muitas pessoas desejam.

Nos últimos 20 anos, isso ficou bem evidente, e mais fácil de se conseguir, com a chegada e o avanço da Internet e todo seu potencial de exposição e propagação. Claro que nem tudo são flores…Geralmente, e na maioria das vezes, estas qualidades vêm acompanhadas de muito trabalho. Pelo menos era pra ser assim.

Ontem, em entrevista concedida ao apresentador Danilo Gentili, no programa The Noite (SBT), o ator e bailarino Sebastian, que ficou famoso nos anos 90 como garoto propaganda da marca C&A, fez uma declaração surpreendente.

Arrancou risos de todos mas, confesso, fiquei preocupado e com um aperto no peito. Ele alegou que, naquela época, a sua exposição era gigantesca. Tanta que ele viajava o Brasil todo por dias e semanas seguidos para participar de eventos e também de inauguração de lojas da rede varejista. A certa altura do campeonato, ele já estava há tanto tempo viajando que, um dia, ao voltar pra casa, seu filho virou-se para sua esposa e disse: “Olha, mãe! O cara da TV tá aqui em casa!”

Tal relato nos faz pensar o modelo social que vivemos hoje em dia (que não melhorou de lá pra cá, na minha opinião). Cada vez mais temos mais tarefas e menos tempo para realizá-las. A lição que fica depois dessa história é: temos que equilibrar vida pessoal e vida profissional.

5 Passos para atingir esse equilíbrio:

1) Procure um trabalho que te satisfaça e que você sinta prazer em desenvolvê-lo. Isto irá melhorar sua produtividade, otimizando tempo de entrega, reduzindo horas extras e melhorando seu humor;

2) Elenque prioridades no seu cotidiano. Coloque as tarefas urgentes em primeiro lugar na lista. As importantes em segundo plano. E o restante,  distribua nos horários vagos;

3) Reaproveite seu tempo, dividindo o dia em 3 ou 4 partes iguais. Se você trabalha por 8 horas, divida o dia em 3 partes iguais, reservando 8 horas pra dormir e 8 horas para atividades de lazer ou em família. Se você trabalha por 6 horas, divida-o em 4 partes iguais, reservando 6 horas para dormir, 6 horas para estudar e 6 horas para atividades de lazer ou em família;

4) Procure ocupar uma dessas partes com alguma atividade relacionada à artes, atividade física ou voluntariado. Isto ajuda em questões como disciplina, autoconhecimento, administração do tempo, estabelecimento e cumprimento de metas, protagonismo de ideias, aumento de comprometimento, melhora de concentração e uso da memória, entre outras;

5) Ser feliz na vida pessoal aumenta os índices de produtividade e diminui níveis de estresse e doenças laborais, o que pode trazer frutos para a organização e para a sua carreira, como desenvolvimento profissional (promoções e premiações, por exemplo).

Faça o teste e confirme os resultados.

Bom trabalho e boa sorte!!!


Fonte: Artigos Administradores / Sua carreira merece dedicação. Mas não deve tomar 100% do seu tempo

Os comentários estão fechados.