Tecnologia x crise: melhorar agora, para avançar no futuro

Tecnologia x crise: melhorar agora, para avançar no futuro

Quando o mercado está mais aquecido, é natural que as empresas concentrem seus esforços para aproveitar as oportunidades

Não é novidade que a economia brasileira se encontra em um momento de incertezas. Seja na administração de uma grande empresa ou na gestão do orçamento familiar, a palavra de ordem nos últimos tempos tem sido simplificar os processos e otimizar as finanças para atingir o equilíbrio financeiro. Nesse contexto, a pergunta que se faz é: Como produzir mais, gastando menos?

Quando o mercado está mais aquecido, é natural que as empresas concentrem seus esforços para aproveitar as oportunidades. Mas, a partir do momento em que o cenário não se apresenta tão favorável, o menos significa mais e as melhorias de processos internos, a implantação de boas práticas de gestão e a simplificação de soluções, que gerem algum tipo de economia, podem fazer a diferença no balanço final.

No ambiente corporativo, esse é o momento ideal de reestruturar e reorganizar o que já existe, aperfeiçoando os sistemas produtivos e de gestão, corrigindo falhas, combatendo excessos e desperdícios. Nesse sentido, as empresas estão investindo mais em tecnologia com o intuito de aperfeiçoar os processos e viabilizar uma gestão mais econômica.

A tecnologia da informação passa a ser, no cenário atual, uma importante ferramenta para auxiliar a empresa no seu processo de negócio e capaz de eliminar alguns excessos de forma mais eficiente e, assim, reduzir custos. A criação de softwares mais simples, com usabilidade simplificada e que, ainda assim, sejam completos, intuitivos, com a possibilidade ser operados por pessoas de qualquer departamento, tende a ser ‘a bola da vez’ para auxiliar o andamento das rotinas gerenciais das grandes empresas.

Soluções tecnológicas de linguagem simples, ágeis e de qualidade, trazem, com certeza, mais produtividade e resultados. A tecnologia adequada e bem aproveitada, que oferecer um rápido retorno para a empresa, economia de tempo e dinheiro, baixo custo de implantação e treinamento, será a mais adequada e preferida pelas corporações, seja ela grande, média ou uma pequena empresa.

Saber o direcionamento da sua empresa e compartilhar sua estratégia com a sua provedora de tecnologia vai propiciar a criação de soluções específicas para determinada necessidade, gerando confiabilidade e oferecendo um serviço que atenda as expectativas da empresa e a auxilie a rentabilizar os negócios, fazendo mais, com menos. A tecnologia, dentro de um processo ágil, resume um dos maiores fatores de apoio às organizações.

Certamente, quando a economia estiver estável e passível de novos investimentos, aquelas empresas que tiverem aproveitado esse período para ajustar sua estratégia, tornando-se mais competitivas e inovadoras, sairão na frente no desafio de reconquistar o mercado.

João Oliveira – Presidente da empresa DBMaster, especialista em tecnologia da informação, sediada em Pinhais – PR, região metropolitana de Curitiba.

 


Fonte: Notícias Administradores / Tecnologia x crise: melhorar agora, para avançar no futuro

Os comentários estão fechados.