Tipos de liderança

Tipos de liderança

O texto fala sobre os tipos de liderança e a forma como os Administradores devem reconhecer o melhor método para gerir sua organização.

Ao olharmos para as organizações da atualidade, é possível notar uma diferença tanto nas estruturas quanto nos funcionários. Ao longo do tempo, surgiram vários métodos diferentes de gestão, alguns que utilizamos ainda hoje.

As empresas atuais têm uma necessidade constante de atualização e melhorias. É aqui que entram os gestores: estes devem analisar o perfil da empresa, o seu ramo de trabalho, e a partir disso, montar um plano de liderança.

Cada organização possui necessidades diferentes, por isso existem várias tipos de liderança: liberal, autocrática, situacional e democrática. Esses tipos de liderança são ditados pela organização e pelo perfil do administrador, sendo que este, tem a função de identificar as necessidades do tipo de líder que a empresa precisa.

Mesmo existindo vários meios para liderar, a gestão liberal e algo relativamente novo que traz um conceito diferente para as empresas. Utilizada principalmente em empresas do ramo de tecnologia e inovações, tem seu diferencial na liberdade dada aos funcionários, onde eles não sofrem tanta pressão, e assim as ideias fluem naturalmente. Um exemplo de empresa que utiliza dessa gestão é a Google.

Saber o melhor método para trabalhar, é função do administrador, este deve verificar o ambiente da empresa e com isso montar seu plano de ação, identificando as necessidades tanto da empresa, quanto dos funcionários.


Fonte: Artigos Administradores / Tipos de liderança

Os comentários estão fechados.