Toda pessoa nasceu para falar bem em público

Toda pessoa nasceu para falar bem em público

Todos nós crescemos e queremos passar nossas ideias e conhecimento para o mundo, o problema é que devido a algum trauma na infância, nos fechamos e não conseguimos passar nosso conhecimento adiante. Descubra uma dica de ouro para não ter medo de falar em público

Quando somos crianças e adolescentes, começamos a aprender várias coisas novas e sentimos uma necessidade de passar isso adiante. Quem nunca aprendeu alguma coisa na escola ou em algum lugar e chegou todo animado para contar pros pais ou amigos o que você aprendeu…Isso faz parte do ser humano, essa necessidade de espalhar informação, ainda mais se isso for pra ajudar outras pessoas (sei que fofocas e afins não ajudam ninguém, mas você pegou a ideia)…temos essa urgência em falar e nos expressarmos, mas quando isso é oprimido, nos sentimos mal e até ficamos doentes.

Grande parte dos problemas que temos para falar em público vem de traumas da nossa infância, de 0 a 6 anos toda criança passa por diversos tipos de “crise” (não vou aprofundar pra não ficar papo chato) por exemplo, se uma criança vai por o dedo em uma tomada e os pais incentivam ela a fazer isso (doido né? mas acontece, acredite), ai a criança vai lá coloca o dedo e leva um choque, e depois disso os pais e quem estiver presente começam a rir do que aconteceu com a criança,com isso, ela vai crescer com uma certa insegurança em sí mesma, fazendo com que ela tenha MEDO de falar em público, comece a suar etc…

Mas eai, como posso falar melhor em publico se nasci para isso ?

Primeiro temos que entender que TODOS nós, sem exceção, temos vontade de espalhar conhecimento (sim, não são só os professores). Agora a grande sacada é a seguinte: quando você tiver que falar algo numa apresentação, ou mesmo querer se posicionar numa discussão entre amigos pense o seguinte: tem algo, que PRECISA SER FALADO aqui, se isso for falado, vai ajudar na discussão/apresentação, pensando dessa maneira você tira sua responsabilidade do que vai falar, é como se “outra pessoa estivesse falando”. Pense nisso assim: um amigo seu pediu para você falar aquilo naquela hora, desse modo você tira o peso dos ombros dos julgamentos que receber, pois ora bolas (alguém ainda fala isso?) você só esta falando aquilo porque precisa ser dito.

Tudo nessa vida fica mais fácil com um exemplo então vamos lá:

Você está num grupo de amigos que não conhece a muito tempo então tem um certo receio de expor suas opiniões, eles estão falando de Futebol, e estão dizendo que a seleção do Brasil está indo muito bem no campeonato, estão falando que dessa vez vai ! agora da certo !, ai você pensa, droga ! eu gosto da seleção da Argentina (você é uma pessoa diferente), mas se eu falar isso todos vão me julgar !, mas aquela angustia na sua garganta vai aumentando porque você quer falar sua opinião mas não quer ser julgado no novo grupo de amigos, as vezes você começa até a suar, MAS, você lembra que leu esse post 😉 e pensa consigo mesmo, hey, eles só estão falando do Brasil, pra essa discussão ficar mais interessante, PRECISA-SE de um novo ponto de vista, então é necessário falar da Argentina aqui, assim, todo o peso de ser julgado sai dos seus ombros, você consegue voltar a respirar (não vai morrer de medo) e finalmente, fala sobre a Argentina; obviamente todo mundo vai julgar o que foi dito, mas hey, você só falou aquilo pra contribuir na discussão, assim você consegue entrar melhor na discussão e fortalecer os laços com seus novos amigos. É, simples assim !

Não adianta nada ler esse post e ficar por isso mesmo. Aplique, essa é uma dica muito valiosa para melhorar seus relacionamento e futuras apresentações.


Fonte: Artigos Administradores / Toda pessoa nasceu para falar bem em público

Os comentários estão fechados.