Três dicas infalíveis para manter a qualidade no atendimento

Três dicas infalíveis para manter a qualidade no atendimento

“A qualidade caiu. Você vem escondendo isso de uns anos para cá. Eu sei o que acontece aqui. Você nunca mais encaminhou e-mails com elogios ou os pendurou no mural.” – Palavras do presidente para o gestor da área de atendimento.

Seja absolutamente honesto com você mesmo, e descreva como é o atendimento ao cliente de sua empresa – o preparo de sua equipe, o nível de satisfação dos clientes, a quantidade de elogios e reclamações que recebe.

Depois, analise todas as situações – uma por uma – fazendo esse estudo durante um mês. Vai descobrir que pode melhorar o que já é bom, aperfeiçoar o que é necessário e se surpreenderá com o potencial que tem para superar as expectativas de seus clientes.

Não se envergonhe se o atendimento de sua empresa está deixando a desejar. Todos nós cometemos erros e, é por isso que estamos aqui, para trocar informações e mudar essa situação. A seguir cito três dicas infalíveis para manter a qualidade de atendimento em sua empresa.

 1) Pesquisa de Satisfação – Quem somos para nosso cliente?
Sempre funciona. Ouvir o cliente é o caminho mais eficaz para descobrir o que acontece na empresa. O cliente é honesto e, na maioria das vezes até visceral quando se sente ouvido e têm suas criticas acolhidas. Você pode fazer isso de várias formas – das mais convencionais as mais modernas e tecnológicas. O importante é descobrir o que ele pensa.

 2) Qualidade Humana – Pessoas, sempre as pessoas.
O psicólogo americano Abraham Maslow, aquele da pirâmide das necessidades, lembra? Pois bem, nosso cliente, assim como a gente, tem a necessidade vinculação – ser aceito, querido e compreendido. É nesse momento que as empresas se diferenciam umas das outras. Quando agem estrategicamente e colocam na linha de frente do atendimento pessoas capazes de respeitar essas necessidades e cria vínculos com os clientes. Você não pode correr o risco. Qualifique sua equipe.

3) Monitoração de qualidade – Avaliação e feedback. Depois de pesquisar as expectativas e necessidades do cliente e, preparar o seu pessoal, só resta um ponto crucial, capaz de mudar tudo. Trata-se de criar uma rotina de avaliação. Muitas empresas avaliam a qualidade de atendimento por meio da gestão de relatórios, gráficos e números. Entretanto, não há como negar, um acompanhamento presencial humanizado que interagem com a equipe é capaz de mudar velhos hábitos e aperfeiçoar a qualidade das pessoas, dos serviços prestados e do próprio relacionamento. As pessoas precisam ser avaliadas. Devem saber onde erram e onde acertam também. Precisam receber feedback e saber se estão evoluindo. Monitorar é a forma mais eficaz de manter a qualidade de qualquer atendimento.

Receitar uma forma de agir para curar as feridas de insatisfação dos seus clientes não é a ideia. Mas, uma coisa que realmente pode cicatrizar qualquer mal entendido é uma boa conversa. Desenvolva um bom relacionamento com seus clientes. Atender bem é uma questão de atitude.


Fonte: Artigos Administradores / Três dicas infalíveis para manter a qualidade no atendimento

Os comentários estão fechados.