Tudo começa e termina com a liderança

Tudo começa e termina com a liderança

Refletimos sobre como a atitude do Líder é que determina se uma empresa ou um setor tem ou não sucesso, com resultados positivos ou negativos

A frase que dá título a este artigo é de John Maxwell, leitura obrigatória para todo aquele que é ou que pensa em ser Líder um dia, é e sobre esta importância da liderança que gostaria de refletir um pouco.

Na minha carreira (seja como Executivo ou como Formador de Líderes) tenho encontrado empresas mais rentáveis e menos rentáveis, mais produtivas e menos produtivas, mais focadas e menos focadas. Empresas que dão lucro e prosperam e outras que dão prejuízo e/ou passam por momentos difíceis.

Analiso então a Liderança de cada uma dessas empresas e detecto, de maneira até simplista, que a grande diferença entre aquelas empresas que prosperam e aquelas que param (ou andam para trás) está exatamente nas pessoas que as Lideram, e não falo dos CEOs, Presidentes ou Diretores, mas de todos os líderes, em qualquer nível. E como é triste ver as empresas aceitarem uma Liderança medíocre, aquela que está ´na média´, que anda de lado, que faz só o ´arroz com feijão´. Aí se instala uma cultura de metas e objetivos curtos, de baixo desafio, de pouco crescimento, de ineficiência.

Aí vem a crise e vemos toda esta liderança correndo para cortar custos de qualquer maneira para sobreviver (o que não é errado), mas vemos poucos buscarem novas oportunidades, criarem novas alternativas, melhorarem a produtividade, a eficiência, desenvolverem novos produtos, novos mercados, arriscarem-se mais.

Olhando essas Empresas eu vejo um mar de oportunidades de se fazer uma gestão melhor e alcançar resultados surpreendentes com adoção de medidas simples e focadas, que requer apenas um ´pensar diferente´, um sair fora da caixa, um olhar crítico sobre os processos, uma vontade de questionar, de ser diferente, de agir de forma a buscar algo novo, mas parece que isso é tão difícil de ser feito, tão pesado, pois os Líderes, que deveriam puxar esses debates e mudanças, ou não sabem como fazê-lo (e aí é um problema deles, pois Líder que é Líder busca o conhecimento continuamente) ou então porque entra na zona de conforto e na zona do medo de ser demitido por ousar, por sugerir, por mudar. E assim vemos Setores, Departamentos, Áreas, Empresas parados, ineficientes, se preocupando apenas em se salvarem e não em prosperarem.

O Líder é o CARA e tem que ser acima da média, não pode se contentar em apenas manter o que tem, precisa buscar mais, ser mais, fazer mais, surpreender a cada ação, a cada gesto, a cada meta alcançada. Precisa vestir a camisa da liderança a cada dia, se empossar do que é seu, envolver sua equipe e gerar valor para a Organização, seja em que nível estiver esse Líder.

É você Líder que inicia a mudança, que gera novas alternativas, que abre caminhos, que direciona, que pode causar um impacto realmente diferente no setor ou na empresa que comanda. É você que começa tudo.

Que Líder você tem sido? Acomodado, com medo, que se esconde, que faz o básico ou que busca o novo, que acredita em seu propósito e que leva a equipe a obter resultados acima da média?

Não seja médio, mediano ou medíocre, seja o melhor líder de todos, ocupe o espaço que é teu e alce vôos cada vez mais altos.


Fonte: Artigos Administradores / Tudo começa e termina com a liderança

Os comentários estão fechados.