Tudo é possível para quem pensa corretamente

Tudo é possível para quem pensa corretamente

Entenda como funciona a mente empreendedora e quais os segredos fazem pessoas simples crescerem com sucesso e prosperar acima da média

Tudo é possível!

Essa é uma frase usada por milhares de psicólogos e coaches que se multiplicam nas redes sociais todas as horas, empurrados por pessoas que buscam intensamente por sucesso e por um propósito de vida definido. Mas essa frase é a mais pura verdade em se tratando do mundo dos negócios e dos empreendedores de sucesso.

Tenho pesquisado a fundo a mente de vários empreendedores de sucesso na atualidade. Pessoas como Jorge Paulo Lemann, Flávio Augusto, Robinson Shiba, Geraldo Rufino, Luiza Trajano, Carlos Martins, Deusmar Queiroz entre outros tem uma forma de pensar e uma série de características em comum.

Existe sim um modelo mental que permite que você conquiste resultados expressivos e seja bem-sucedido em qualquer negócio, que já tenha ou que planeje construir num futuro próximo. Esse modelo mental é chamado de “mindset empreendedor”.

Quando apliquei na minha vida e em minha maneira de pensar, passei a ter resultados extraordinários nos meus negócios e na minha vida pessoal.

De forma geral, as pessoas já possuem quase tudo que precisam para empreender. Cerca de 90% dos conhecimentos necessários já existem, e os 10% que faltam dependem justamente do seu mindset empreendedor. Sendo assim, replicar o mindset empreendedor no seu negócio e na sua vida é o último passo que você deve dar para potencializar e otimizar tudo que já sabe, e alcançar todos os seus objetivos.

Muitos empreendedores lutam por décadas e nunca chegam a lugar algum. Seguem reclamando que tudo está contra eles. Possuem um dispositivo auto-travante em suas mentes que não lhes permite avançar a partir de certo ponto. Essa é uma boa oportunidade para refletir sobre você. Pare e pense! Será que você é uma dessas pessoas que estão travadas? Você se sente improdutivo ou como se não avançasse mais? Parece que você já chegou no limite? Ou talvez o medo de fracassar seja seu maior empecilho? Medo do que os outros podem pensar? Por quanto tempo seus sonhos podem ser adiados?

Se o problema estiver dentro de nós, não adianta praticar nenhuma técnica nova, nada fará efeito a menos que atualizemos nosso mindset!

Se você não tem um mindset empreendedor, acaba por destruir repedidamente tudo que construiu e volta sempre à estaca zero. E sabe porque? Porque existe uma avalanche de pensamentos que invadem a sua mente quando os problemas ou desafios aparecem.

Veja que seus pensamentos são a sua interpretação do mundo ao seu redor. Seu mindset é justamente a maneira como você percebe o mundo. A maneira como você interpreta os acontecimentos. E isso influencia diretamente o seu comportamento e seus resultados como empreendedor.

Está vendo? Uma simples notícia pode mudar o seu pensamento e acabar com o seu dia! Portanto, se você quiser mudar os resultados que vem obtendo, tem que mudar seu padrão mental!

A maneira como você vê o mundo foi elaborada principalmente na sua infância. Me refiro aquelas situações e experiências que você já passou ao longo da vida, principalmente as experiências emocionais mais marcantes. E aposto que, como eu, seu padrão mental foi o da negação, não o do sucesso. Existe uma estatística que mostra que uma criança até seus primeiros 12 meses de vida, ouve cerca de 140 mil nãos! Tudo isso fica armazenado na sua mente e faz com que tomemos decisões, na maioria das vezes baseada em um modelo mental do qual não temos consciência, e por consequência não conseguimos controlar.

Ouvimos afirmações na nossa infância que acabamos registrando como verdadeiras, e isso prejudica nossa vida empreendedora. Afirmações como “Você não pode!”, “Dinheiro é sujo!”, “Só quem é rico quem é desonesto!”, “Só louco monta um negócio nesse país!”, e por ai vai…

A boa notícia é que isso pode ser revertido!

Todas essas crenças limitantes podem ser trocadas e substituídas por afirmações de sucesso, que te projetem para cima e alavanquem sua vida empreendedora. Basta reconfigurar sua mente substituindo o seu atual padrão mental por um mindset empreendedor.

Hoje tenho noção de que o sucesso está diretamente ligado a uma inteligência emocional. Algo que você constrói todos os dias e com muita disciplina para não se perder tentando satisfazer as vontades do seu ego. O sucesso já existe dentro de nós, basta saber ativa-lo de maneira certa.

Agora que já sabemos que o mindset empreendedor está diretamente vinculado à nossa forma de pensar, nossos padrões mentais e nossa inteligência emocional, quero lhes apresentar três princípios do mindset do empreendedor de sucesso. 

  1. Tudo é criado e recriado!

O primeiro princípio diz que tudo é criado duas vezes, ou seja, primeiro precisamos criar na mente aquilo que desejamos para depois recriar tudo que imaginou no mundo real. E esse princípio se resume na teoria dos objetivos. Se você não sabe o que quer, não sabe aonde vai chegar.

O primeiro princípio tem a ver com definir sua rota, seu mapa. Planejamento!

O que é o sucesso para você? Quais são seus objetivos e quais as metas precisa atingir para chegar aonde deseja?

Também é importante analisar tudo aquilo que você coloca na sua mente. O que entra na sua mente define o que sai dela. Nutra-a com coisas boas, pensamentos e ambientes saudáveis.

  1. Fracasso não é oposto do Sucesso!

A maioria das pessoas se consideram perdedores só porque fracassaram em algum momento da vida. Infelizmente muitos ainda pensam assim. Não entenderam que o fracasso é apenas o primeiro passo para o sucesso. Fracasso é como um combustível, pode te fazer andar ou pode te matar, depende da forma como você vai usar.

O segundo passo tem a ver com a persistência, saber parar e recomeçar. Resiliência!

Segundo a Dra. Carol Dweck, psicóloga e pesquisadora de Stanford, existem dois tipos de mindset. O mindset fixo e o de crescimento. Os empreendedores que possuem o mindset fixo acreditam que as coisas não mudam, então, ao serem derrotados em alguma situação, alimentam a crença de que se tentarem mais uma vez serão novamente derrotados. Já os empreendedores com o mindset de crescimento, acreditam que o fracasso é apenas um passo para adquirir experiência e seguir em frente, até chegarem ao lugar desejado. 

  1. Reparar o nosso comportamento diante dos problemas.

O terceiro princípio diz que devemos reparar nas nossas reações e nas nossas ações quando passamos por algum problema. Ou seja, sua grande preocupação não deve ser reparar no que aconteceu, mas atentar para como você reage diante do ocorrido.

Este princípio está diretamente liga ao que chamamos de maturidade emocional.

Se o país está em crise e você se desespera, pode acreditar que logo será pego pela crise. E poderá quebrar! Mas se você mantém a calma, pensa em estratégias e alternativas, você certamente sobreviverá em meio à crise. E crescerá!

Um empreendedor de sucesso vê o mundo desabar ao seu lado e mantém a calma para pensar em soluções. Lembre-se da frase do empresário Conrado Adolpho: “O problema nunca é o problema em si. O problema é a sua atitude diante do problema”.

Esse assunto é vasto, e aqui foram apresentados apenas alguns dos principais pontos sobre a forma de pensar que poderá te levar a um sucesso mais rápido e sustentável. Mas repito, a primeira mudança deve acontecer dentro de você!

Aprenda a controlar mais suas emoções se quiser ter mais domínio sobre suas atitudes. Tenha sempre em mente que seu mindset precisa ser forte diante das circunstancia da vida, independentemente de quais sejam elas. E não se desespere diante das crises. Procure manter-se calmo e veja além dos problemas. Todo desafio traz consigo grandes oportunidades.

Não se esqueça que seu mindset é a maneira como enxerga o mundo e as situações. Se tiver um mindset voltado para o sucesso, você interpretará o mundo da forma correta, agirá assertivamente e o sucesso chegará!


Fonte: Artigos Administradores / Tudo é possível para quem pensa corretamente

Os comentários estão fechados.