Um livro essencial para entender negociação (e que talvez você não conheça)

Um livro essencial para entender negociação (e que talvez você não conheça)

O livro Negociação Total, de José Augusto Wanderley, aborda o processo de maneira, ao mesmo tempo, profunda e didática

Negociação Total já está na sua 23ª edição

Certamente, você, leitor, que nos acompanha aqui diariamente, já tenha lido e sido impactado por vários artigos de José Augusto Wanderley. Mas, dada a lógica fulgaz da internet, talvez nunca tenha mergulhado mais profundamente na obra desse autor. Pois bem: ele é o homem por trás do livro de negociação mais vendido do Brasil, que hoje já está na sua 23ª edição, Negociação Total.

Fazer livro, no Brasil, ainda é um grande desafio. Talvez, por isso, muitos autores, embora produzam muito e com um nível de excelência extremamente elevado, não estejam com frequência nas prateleiras de destaque das livrarias ou nas listas de mais vendidos. Quando se dedicam a assuntos muito específicos, então, a situação é ainda mais complicada. Por fim, a academia dá o tiro de misericórdia, quase sempre se fechando para obras que não nascem e se encerram lá dentro.

Isso, essa força para furar bloqueios tão densos, já faz de Negociação Total uma obra que, no mínimo, precisa ser observada e considerada para sua lista de leituras futuras. Mas é mesmo seu conteúdo que a faz estar hoje entre os livros mais lidos e mais bem avaliados no Brasil sobre o tema. Com um detalhe: é o único título brasileiro a figurar entre os grandes. Os demais são todos autores estrangeiros republicados por editoras nacionais.

O conteúdo

Saber negociar é importante para qualquer profissão. E, felizmente, quem não domina essa habilidade pode aprendê-la, com um pouquinho de dedicação. Nesse sentido, o livro Negociação Total, de José Augusto Wanderley, é uma opção de conteúdo abrangente sobre o assunto. Atualmente em sua 23ª edição, o livro de negociação mais vendido no Brasil, traz detalhes que vão da preparação que antecede a negociação ao conjunto de técnicas que podem ser utilizadas no momento em que ela se dá.

O autor começa o livro explicando que somos negociadores, independente do desejo de sermos ou não. A ferramenta da negociação serve para encontrar soluções e meios-termos quando em um impasse e por isso é útil a qualquer pessoa e profissional.

“Quase tudo pode ser objeto de negociação”, diz Wanderley. Aprender a fazer concessões, propostas, criar possibilidades de encontro e não de disparidade é a proposta geral do aprender a negociar, de que trata o livro.

Ele destaca ainda que a negociação não se resume a um momento. Por isso, Wanderley aborda o tema pensando em um modelo de negociação que compreende as áreas mais importantes para o sucesso dela: realidade dos negociadores, cenários do negócio ou assunto a ser tratado, habilidades de relacionamento interpessoal, o próprio processo de negociação e de tomada de decisão, bem como o que não se deve fazer na hora de negociar.

O livro traz ainda abordagens como o papel do poder pessoal na negociação, os cenários prováveis em que uma negociação pode acontecer, os estilos comportamentais dos negociadores, o que não fazer ao negociar, entre outras coisas.

Definitivamente, este é um livro que você deve ter e ler com atenção.

Serviço

Negociação Total – 23ª edição
Editora Gente
Preço: R$ 24,21 (Comprar na Amazon)


Fonte: Um livro essencial para entender negociação (e que talvez você não conheça) Um livro essencial para entender negociação (e que talvez você não conheça)

Os comentários estão fechados.