Uma fraude pode acabar com sua carreira

Uma fraude pode acabar com sua carreira

São os valores mais elevados que devem direcionar as decisões dos indivíduos e das empresas

Perder a credibilidade pode significar o fim da carreira. Com tantas pressões por resultados insanos, em condições de contorno cada vez mais restritivas, alguns profissionais são tentados à fraude. Quanto maior seu nível hierárquico, maior o dano a si mesmo, mas também aos funcionários e à marca da empresa.

Causa desalento ver tantas empresas locais e internacionais descobertas em fraudes de magnitudes inimagináveis no Brasil e no mundo. As causas são conhecidas: perda de valores e ausência de ética.

Temos de lembrar continuamente quais são os valores que sustentam nossa existência. Quando vejo a volta da inflação e a desvalorização da moeda nacional, observo o quanto isso deprecia o trabalho de todos os brasileiros. Afinal, ele nada mais é do que nosso tempo de vida e nossa liberdade, que estão sendo trocados por algo que perde valor. Logo, o trabalho em si está sendo desvalorizado.

A utilização de moeda fiduciária, ou seja, sem lastro, tem causado danos profundos. Se o valor básico do indivíduo, composto por seu tempo de vida e liberdade, é aviltado, estão não é difícil que outros sejam igualmente destruídos. O resultado é catastrófico para carreiras, empresas e suas marcas.

Em vez de desenvolver uma ética que direcione as ações de maneira a fazer com que todos ganhem, pessoas e empresas se comportam como sobreviventes. A consequência é a luta pelo resultado imediato, até porque a moeda que ganham se desvalorizará. E, nas situações em que há restrições, a fraude é usada como método, o que destrói a credibilidade e os resultados de longo prazo.

São os valores mais elevados que devem direcionar as decisões dos indivíduos e das empresas. De que adiantará chegar lá por meio de fraude? Você terá de fazer um esforço hercúleo para recuperar-se. Apesar de alguns poucos indivíduos conseguirem, a maioria arruína sua vida profissional em definitivo.

Nunca perca de vista seus valores. Por mais que muitos líderes tenham sucumbido ao uso de meios ilícitos para chegar ao sucesso, use suas referências para manter-se orientado e firme no leme.

Pense no longo prazo. Afinal, sua carreira deve ser bem-sucedida e honrada do começo ao fim.

Vamos em frente!


Fonte: Artigos Administradores / Uma fraude pode acabar com sua carreira

Os comentários estão fechados.