Uma síntese sobre a integração de sistemas e seus impactos na cadeia de suprimentos

Uma síntese sobre a integração de sistemas e seus impactos na cadeia de suprimentos

Os Sistemas Integrados geram benefícios, promovem alterações em quatro dimensões da empresa. Eles alteram a estrutura, o processo de gerenciamento, a plataforma de tecnologia e a capacidade. Os sistemas ERP e SCM são os mais difundidos quando pensamos em uma gestão organizacional moderna

As cadeias de suprimentos são processos de negócios que interligam os diversos atores do mercado que se interrelacionam. Fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes. A cadeia de suprimentos atual é extremamente complexa e envolve fornecedores, intermediadores, prestadores de serviços, canais de vendas/marketing/distribuição e tantos outros parceiros de negócios que trabalham em conjunto através de redes baseadas em informação e tecnologia de comunicação.

Os Sistemas Integrados geram enormes benefícios, pois ao integrarem os diversos setores da organização, promovem a sincronia necessária para o maior aproveitamento de recursos do negócio. Os sistemas ERP e SCM são os mais difundidos quando pensamos em uma gestão organizacional moderna.

De fato, os SI promovem um desenvolvimento sólido no médio e longo prazos, o que não pode ser esperado no curto prazo, visto que a implantação de um sistema que integre digitalmente os diversos setores de uma organização seja comprovadamente demorado em função de sua natureza. Há de se observar que os benefícios colhidos após sua implementação são relevantes, pois aumentam o controle, a organização, o planejamento, a execução e o monitoramento das informações internas que movimentam as atividades dos diversos setores da empresa, auxiliando, decisivamente, na tomada de decisão adequada à situação existente.

Identifica-se que os custos de implementação dos SI sejam, um tanto, onerosos; também observa-se a constante mudança tecnológica que pode influenciar na utilização dos SI quando da sua implementação, acabando por não contribuir ou acrescentar diferencial competitivo para a organização.

Por isso, torna-se fundamental avaliar as reais necessidades do cliente e proporcionar as devidas soluções de SI que se adequem e promovam o diferencial competitivo para a organização.


Fonte: Artigos Administradores / Uma síntese sobre a integração de sistemas e seus impactos na cadeia de suprimentos

Os comentários estão fechados.