Única fabricante de TVs brasileira, Semp Toshiba luta para sobreviver

Única fabricante de TVs brasileira, Semp Toshiba luta para sobreviver

Atualmente, a empresa conta apenas com uma fábrica em Manaus e teve que vender sua sede para captar recursos

A Semp é atualmente a única empresa brasileira que fabrica televisores. Através de uma parceria com a Toshiba, realizada desde os anos 70, a “Sociedade Eletromercantil Paulista” também produz e vende outros eletrônicos, tal como notebooks, PCs de mesa e smartphones. Quer dizer, produzia. Em uma reformulação proposta pelo seu dono, o empresário Affonso Hennel (86), a empresa deixou de produzir celulares e computadores desktops, passando apenas a criar notebooks e televisores, os seus principais produtos de mercado.

Hennel desistiu de sua aposentadoria para salvar a empresa criada junto ao seu pai há 70 anos atrás, conforme esta matéria da Exame. O motivo da volta de Hennel é um só: a queda frequente nos lucros e vendas da empresa. Em 2007, segundo a Exame, ela faturou nada menos que 2,2 bilhões de reais. Ano passado, porém, a receita foi bem menor: 1,4 bilhão.

Como se não bastasse, empresas varejistas como a Walmart cancelaram acordos de vendas com a empresa, o que ajudou no declínio da organização. Com os desacordos deste tipo, as vendas de TVs da Semp caíram 40% só neste ano, o que levou ao fechamento de fábricas e a demissão de mil funcionários em todo o país.

Atualmente, a empresa conta apenas com uma fábrica em Manaus (AM). Sua sede, anteriormente localizada na cidade de São Paulo, foi vendida para uma construtora por R$ 160 milhões e transferida para a cidade de Cajamar.

Agora, a empresa deseja investir em outro ramo: os eletroportáteis. Segundo matéria da Exame, a Semp Toshiba lançará futuramente uma linha de fornos, batedeiras e aspiradores de pó importados da China e futuramente produzidos no Brasil.  Neste ramo a concorrência com os asiáticos é menor e a queda nas vendas no Brasil também.

Enquanto isso, a brasileira busca por alternativas que ganhem tempo e que garantam resultados. Os próximos capítulos da novela da Semp você confere aqui no Administradores.com.


Fonte: Notícias Administradores / Única fabricante de TVs brasileira, Semp Toshiba luta para sobreviver

Os comentários estão fechados.