Upgrade no processo de vendas

Upgrade no processo de vendas

Desde os primórdios do capitalismo, vender, trocar é sinônimo de boas novas. Ao modo que o capitalismo se implantou e desenvolveu suas raízes, influenciou diretamente e indiretamente todas as ações voltadas ao comércio seja qual área for. O processo de vendas é um dos mais delicados e mágicos processos do capitalismo moderno, envolvem diversas estratégias e exige criatividade que deve ser reinventar a cada necessidade.

Desde os primórdios do capitalismo, vender, trocar é sinônimo de boas novas. Ao modo que o capitalismo se implantou e desenvolveu suas raízes, influenciou diretamente e indiretamente todas as ações voltadas ao comércio seja qual área for. O processo de vendas é um dos mais delicados e mágicos processos do capitalismo moderno, envolvem diversas estratégias e exige criatividade que deve ser reinventar a cada necessidade.

Mais nem sempre foi assim, anteriormente à concorrência em produtos e serviços eram basicamente baseadas na quantidade, já os que queriam se diferenciar apostavam também na qualidade. Os vendedores eram tradicionais à época, vendia de porta em porta, cliente por cliente, e seus produtos concorriam em escala local, entretanto, os meios de comunicação estavam em seu inicio e eram “restritos” e aqueles que visualizavam sua expansão e acreditavam na sua potencialidade obtiveram resultados no longo prazo devastadores, a exemplo da amazom.com e outras.

 No entanto, hoje essa concorrência mudou drasticamente e não basta apenas oferecer quantidade e qualidade, é importante e essencial adicionar um atendimento personalizado ao cliente, preocupando-se com o pós-venda, qualidade e garantia é a ponta do iceberg no processo de captação e mantimento dos clientes.

 Diante destas atualizações e mudanças de processos, nos deparamos com uma enchente de vendas, produtos importados chegam ao mercado para concorrer e vem ganhando espaço, vendedores online estão mudando o cenário, já não se concorre apenas local, mais em uma escala global, por isso, entendemos a frase “negócio local, concorrência global” faz jus ao momento de transformação nos modelos de negócios.

 Certamente todos já ouvimos falar em upgrade, sendo mais claro uma atualização. No cenário dominante da tecnologia esse termo é frequente, sendo responsável por melhorias e aprimoramentos em dispositivos celulares, tabletes, computadores, entre diversos produtos que são constantemente inovados nesse segmento.

Atualizando as vendas

 No caminho dessas mudanças, pode-se observar crescimento potencial e oportunidades de negócios principalmente em relação às vendas, essa por sua vez é a base de sustentação para qualquer modelo de negócios, seja em produtos ou serviços, ou mesmo uma ideia é preciso vendê-la. São as vendas que identificam o grau de confiabilidade e a fidelidade do cliente com a empresa.

Vender não significa apenas atender o cliente e esperar que apenas dele surjam os questionamentos é preciso se antecipar e descrever benéficos e características do produto, identificando qual a necessidade do cliente em relação ao produto.

O que perguntar?

 No primeiro momento, são necessárias perguntas abertas que objetivem descobrir as necessidades principais e secundárias que leva o cliente a comprar, no segundo momento com perguntas fechadas, criando um ambiente ideal para finalizar a venda. Um exemplo básico é quando o cliente vai a uma loja de produtos em informática com objetivo de comprar uma CPU, é preciso identificar qual a necessidade principal dele, se é para trabalho, se é para entretenimento ou apenas para estudos. A próxima etapa é o momento de agregar a venda, oferecendo, por exemplo, um hd externo, uma placa de vídeo, pen drive, entra tantos outros componentes e dispositivos disponíveis.

 O processo de vendas deve ser executado como um momento mágico, único e encantador, formando um vínculo de aproximação entre vendedor e cliente, passando a melhor impressão possível da empresa, produtos e principalmente dos seus serviços, criando a cada momento maior valor para a empresa e conseguintemente para a marca.

Referência do autor

Graduado em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade AGES. Atualmente desempenha funções na área de Informática na empresa Alternativa Informática e Provedor situada na cidade de Paripiranga-BA. Sócio na imobiliária online
site: www.aluguevenda.com.br – atuando em negociações imobiliárias – Desenvolve e implanta projetos de eventos acadêmicos e empresarias site: www.workshopvendamais.com.br – Trabalhou de 2009 a 2013 com funções de Auxiliar Técnico em Informática na Faculdade AGES – Estagiário entre 2006-2008 no Instituto nacional do Seguro Social – INSS Agência de Paripiranga-BA. (Texto Currículo Lattes do autor)


Fonte: Artigos Administradores / Upgrade no processo de vendas

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