Use a tecnologia a seu favor e economize quando viajar

Use a tecnologia a seu favor e economize quando viajar

Utilizando as tecnologias disponíveis da melhor forma você pode economizar dinheiro e tempo em suas viagens

Recentemente eu estava organizando uma viagem para minhas férias e percebi a enorme quantidade e diversidade de aplicativos e informações que encontramos na internet para nos ajudar a organizar uma viagem melhor, não cair em furadas e até para economizar.

Isso fez eu me lembrar de todas as vezes que me perdi em algum lugar porque não tinha um mapa, quando cheguei em alguma atração turística ou evento e não pude entrar pois ele fechava mais cedo naquele dia e eu não sabia, quando eu precisei comprar cartões telefônicos para fazer ligações internacionais para o Brasil, quando fiquei hospedada em hotéis ruins cheios de problemas que me incomodavam, quando cheguei em um país e não conseguia me comunicar porque não entendia absolutamente nada do idioma, entre outros problemas que já passei. Alguma dessas situações já aconteceu com você também?

Muitos desses problemas ainda poderiam acontecer hoje, mas se você usar a tecnologia a seu favor e se prevenir, dificilmente acontecerão com você.

Fazendo uma rápida pesquisa na internet, consegui descobrir muitas opções de aplicativos e sites que realmente vão fazer a diferença durante uma viagem e teriam evitado muitos dos problemas que passei antes de ter um smartphone.

A seguir vou listar algumas categorias de aplicativos e sites que ajudam a economizar dinheiro e tempo em viagens.

Encontrar hospedagem: Utilize aplicativos ou sites para ajudar você a encontrar a hospedagem mais barata e encontrar hospedagens de última hora. Consulte também sites que possuem comentários sobre hospedagens de pessoas que já estiveram lá para reunir o máximo de informações que tiver do lugar antes de tomar a decisão.

Encontrar locais de interesse próximos de onde você está: aplicativos que utilizam o sinal do seu GPS para indicar onde há postos de gasolina, farmácias, banheiros, ou outros locais de interesse mais perto de você. São muito úteis, principalmente em situações de emergência.

Organizar despesas: tenha um aplicativo para você fazer o controle dos seus gastos. Esses podem ser usados também para o dia-a-dia. Alguns permitem você interagir com outros usuários e controlar as despesas divididas entre um grupo de amigos. Aplicativos que calculam câmbio entre moedas com a cotação atualizada também são importantes para o controle financeiro.

Transporte: busque sites e aplicativos de acordo com os tipos de transporte que você pretende usar. Como avião, trem, ônibus, carro, etc.

Assim que souber que vai viajar, você pode criar alertas de passagens nas agências de viagens virtuais para o período que você quer viajar. Você também pode consultar aplicativos que sugerem quando você deve comprar a passagem que você quer. Acompanhe blogs que divulgam promoções de passagens e ofertas relâmpago.

Verifique se há um aplicativo da empresa de transporte que você vai usar, pois pode ter diversas informações úteis, além do preço da passagem. Alguns indicam, por exemplo, se seu voo ou trem partirá pontualmente ou está atrasado. Essa informação pode lhe ajudar a aproveitar melhor o tempo durante a viagem.

Aplicativos e sites que divulguem promoções para aluguel de carros podem ser importantes. Pegar ou dar carona é uma alternativa que pode reduzir os custos da viagem e há aplicativos específicos para isso.

Ligações: para fazer ligações internacionais ou até nacionais com DDD, utilize aplicativos que fazem ligações através da internet. Eles facilitam a comunicação e reduzem os custos, você só precisa estar conectado na internet.

Tradutor: Se for para um lugar que fale um idioma que você não conhece, um aplicativo tradutor pode evitar muitos problemas.

Informações turísticas: é importante ter disponível mapa da cidade, mapa de metrô e informações de pontos turísticos. Isso tudo você encontra hoje em aplicativos, inclusive disponíveis offline.

Há também sites onde os usuários avaliam, comentam e dão dicas sobre os lugares que já estiveram, como restaurantes, estabelecimentos, pontos turísticos, cidades, entre outros. Esses são muito importantes na organização da sua viagem e para decidir onde e quando ir. Blogs de viajantes também fornecem muitas informações para ajudar na organização.

Esses foram alguns exemplos de tipos de aplicativos e sites importantes para ajudar a economizar na viagem. Existem diversas opções dentro de cada categoria. Caso queira saber mais, neste link eu indiquei sugestões de aplicativos de cada um dos tipos mencionados que você pode utilizar em suas viagens.

É importante você ter todas as informações que você vai precisar disponíveis antes e durante a viagem para você poder aproveitar ao máximo, economizar e evitar desgastes. Cuidado apenas para o excesso de informação não ser um problema. Com frequência encontramos tanta informação sobre um lugar ou tantas opções para escolher que acabamos perdendo muito tempo com isso. Já presenciei situações como essa acontecendo na escolha de hotel e restaurante, por exemplo. Quando isso acontecer, é preciso ter foco, colher o mínimo de informações essenciais, tomar sua decisão e seguir em frente. A tecnologia existe para nos ajudar e não atrapalhar, então a utilize a seu favor e faça uma ótima viagem.


Fonte: Artigos Administradores / Use a tecnologia a seu favor e economize quando viajar

Os comentários estão fechados.