Use o tempo a seu favor para crescer profissionalmente

Use o tempo a seu favor para crescer profissionalmente

O tempo, se bem administrado, pode ajudar-nos a conquistar objetivos importantes na vida

O tempo, se bem administrado, pode ajudar- nos a conquistar objetivos importantes na vida. Podemos destacar vários fatores que podem impulsionar uma carreira: trabalho árduo, persistência, disciplina, foco, responsabilidade, lealdade, proatividade, disponibilidade, pontualidade, boa comunicação escrita e oral e aprendizado constante. Note que não há, nessa lista, nada que não possa ser alcançado apenas com a vontade, e aí é que está o grande problema: sair do lugar.

A internet coloca à nossa disposição uma infinidade de distrações e ferramentas de entretenimento e as pessoas disponibilizam um tempo cada vez maior para aproveitá-las. A facilidade de acesso e a evolução dos smartphones e tablets nos tornam, digamos, “escravos” dessas pequenas caixinhas tecnológicas, que são a nossa porta de acesso ao mundo moderno. Nada contra o entretenimento, a diversão, o relax. A questão preocupante é que essas distrações estão ocupando completamente o tempo disponível e com isso se perde uma grande oportunidade de crescer não apenas na profissão, mas como pessoa.

Apesar momento grave pelo qual estamos passando devido à crise institucional e política em nosso país, milhões de pessoas ainda optam por desperdiçar o seu tempo assistindo novelas ou inúteis realit shows e torcer pelas pseudo celebridades. Por isso, é extremamente necessário e urgente que cada um se aperfeiçoe e cresça profissionalmente. Não se trata de uma tese alarmista, mas de uma necessidade que independe de circunstâncias políticas ou econômicas. É obvio que em situações mais delicadas, as pessoas e as empresas devem estar cada vez mais aptas a enfrentar os desafios, a dar contribuições valiosas em seu trabalho e oferecer um diferencial competitivo. Afinal, são nos momentos de crise que se apresentam as grandes oportunidades, mas apenas alguns estarão preparados para enxerga-las e aproveitá-las.

É nesse ponto que se destaca o ensino à distância. Não apenas pelas inúmeras vantagens tais como flexibilidade de tempo e qualidade dos cursos disponíveis, mas porque os cursos online revogaram de uma vez por todas as desculpas de quem não tem iniciativa para estudar. Falta de dinheiro, de tempo, afazeres em casa, filhos. Sem querer subestimar as responsabilidades domésticas, e sabemos que não são poucas, é curioso ouvir de muitas pessoas que reclamam da falta de tempo, relatos detalhados das tramas novelísticas, da personalidade deste e daquele “brother”, ou mesmo de séries completas das grandes produtoras americanas.

Percebe-se que tudo é uma questão de foco. Uns dedicam-se às desculpas e outros à solução.  E aí eu penso no início da minha vida profissional, no tempo em que eu gastava cerca de uma hora e meia no trajeto de ônibus até o trabalho e perco a conta de quantos livros li naquelas viagens. Recentemente pude assistir a um documentário local sobre aquela mesma linha de ônibus, que ainda circula normalmente. Uma jovem estudante entrevistada disse ter lido numa só viagem 96 páginas de um livro. Fiquei feliz de saber que tantos anos depois e mesmo na geração smartphone, há pessoas jovens buscando aproveitar o tempo disponível para ler, estudar e aprender. É quase inevitável que essas pessoas não ocupem os melhores lugares nas empresas e que não alcancem os seus objetivos profissionais.

Um curso de pós graduação pode representar um aumento de 25% a 30% no salário e por outro lado, a falta de cursos no currículo pode significar a perda de uma oportunidade de emprego. No entanto, há excelentes opções disponíveis de cursos online gratuitos ou a preços acessíveis e engana-se quem pensa que eles não agregam valor ao currículo e à carreira. Profissionais que se dedicam a cursos como os oferecidos pelos portais ADMINISTRADORES, VEDUCA, FGV ONLINE ou DUOLINGO, só para citar apenas alguns exemplos, além de terem acesso à educação de alto nível, demonstram iniciativa, disciplina, determinação e sede de conhecimento. 

Se você já trabalha, é primordial que continue estudando, aprendendo, e que se torne um profissional melhor a cada dia. Isso irá fortalecer o seu desejo de crescer e realizar-se e também justificará e valorizará a sua posição e o seu emprego.

Se estiver em busca de oportunidades, use os recursos à sua disposição para ser um candidato altamente diferenciado nos processos seletivos.

Em ambas as situações, as chances de sucesso serão maiores para aquele que estiver mais preparado.

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento”. (Albert Einstein)


Fonte: Artigos Administradores / Use o tempo a seu favor para crescer profissionalmente

Os comentários estão fechados.