Vai empreender? Então leia isso antes

Vai empreender? Então leia isso antes

Empreender é sem dúvida nenhuma uma atitude de paciência e perseverança. E quem acha que para empreender é preciso antes de mais nada ter a certeza de que a sua ideia de negócio será um sucesso está realmente equivocado

Inovar é arriscar, fracassar e aprender
Empreender é sem dúvida nenhuma uma atitude de paciência e perseverança. E quem acha que para empreender é preciso antes de mais nada ter a certeza de que a sua ideia de negócio será um sucesso está realmente equivocado. 
 
Quando uma pessoa assume uma postura empreendedora, ela automaticamente está mostrando ao mundo que está com a pré-disposição para inovar. Seja lá qual for o segmento de negócio que irá escolher. A essência do empreendedorismo é exatamente essa.
 
Inovar significa testar modelos de negócios sem receios. E essa é uma tarefa que contempla uma jornada complexa e recheada de histórias de sucessos e fracassos. Isso mesmo, fracassos.
 
Quem disse que para ter sucesso é preciso criar ou escolher as coisas certas? Por trás de um produto ou de um negócio inovador, existem dezenas ou centenas de outras ideias fracassadas. Steve Jobs, um dos ícones geniais do empreendedorismo e inovação das últimas décadas, possui uma lista respeitável de produtos fracassados. Pode pesquisar.
 
Quando se inova, automaticamente você se arrisca. E quando há o risco o aprendizado é maior, seja quando se alcança o sucesso ou quando se observa o fracasso. E desenvolver ou evoluir as ideias de negócios ou produtos nesses cenários de derrota é quando o lado empreendedor fala mais alto. É nesse ponto que você se observa desenvolvendo soluções inovadoras para corrigir uma rota de negócio ou ainda para atender uma demanda de mercado e de pessoas que não estão sendo atendidas. Por isso, gosto de dizer sempre que o seu esforço cria novas possibilidades que abrem portas para novas oportunidades. Pense nisso.
 
Empreender também é observar

Cada vez mais as distâncias entre as culturas, entre os mercados e consumidores, entre as marcas e os seus concorrentes, estão diminuindo drasticamente e isso é um ponto positivo para empreender. Provavelmente a sua ideia não é a única no mundo, em algum lugar alguém já pensou como você, já testou a ideia ou está ganhando dinheiro com ela. E isso é positivo, sabe porque? Pois você conseguirá avaliar o cenário e aplicar melhorias. Se sua ideia é realmente inovadora e única no mundo, ótimo. Procure parcerias e coloque ela na rua imediatamente. Caso contrário, em breve alguém fará isso.
 
As histórias empreendedoras são cada vez mais admiradas pelas insistências e aprendizados que elas promovem para quem colocou elas na rua e muito mais ainda para quem está começando a empreender.
 
O futuro quem cria é você. Não pense no dinheiro. Pense antes na solução.
Não tente adivinhar o futuro. A sua ideia de negócio, serviço ou produto poderá ser a inovação de amanhã. O próximo iPad ou Facebook poderá ser desenvolvido por você, basta ter a capacidade de observação da necessidade das pessoas e testar a ideia sem medo do fracasso. Quando se apoia na esperança e na expectativa do futuro você limita o seu pensamento empreendedor. E se você coloca a questão do retorno financeiro em primeiro plano, estará limitando ou negando uma excelente ideia logo de cara. Pense ao contrário, evolua sua ideia, respeite a fase de maturação e observe seus detalhes antes mesmo de realizar o investimento. É preciso acreditar mais nas ideias. Você só irá saber se ela é ruim, se testar. Não tenha medo. Ousar e insistir em boas soluções é o segredo para empreender de forma eficiente.
 
Faça um exercício, seu vizinho deve ter uma necessidade que não está sendo atendida, e provavelmente é a mesma que a sua e de todos os outros moradores do seu prédio ou do seu bairro. Já parou para pensar nisso? Se vai empreender, comece pensando dessa forma. 
 
Mas sempre tenha em mente que empreender não é uma tarefa fácil. É preciso resistência, flexibilidade e preparação para uma jornada que irá ser dividida entre tentativas, erros e acertos. Mas o prazer de fazer sua própria ideia acontecer e de transformar positivamente o ambiente em que ela irá se desenvolver, não tem preço no mundo que pague. Pode acreditar!
 


Fonte: Artigos Administradores / Vai empreender? Então leia isso antes

Os comentários estão fechados.