Vença a crise fazendo algo mais

Vença a crise fazendo algo mais

Cultivar o hábito de fazer algo mais é garantia incontestável de reconhecimento e crescimento, que tornam o profissional cada vez mais necessário e desejado.

Quando falamos em crise o que primeiramente vem à nossa mente é o emprego ou a falta dele. Muitas empresas deixam de contratar, ou pior, passam a demitir. Só em ouvir falar em crise a maioria dos trabalhadores (colaboradores) passa a viver dias e noites de preocupação perguntando-se até quando serão mantidos nos seus postos de trabalhos, esperando chegar um dia na empresa e receber a fatídica notícia da demissão. Porém, o que a grande maioria dos que são demitidos não sabe é que a crise não tem nada a ver com a sua dispensa do trabalho, o que realmente faz com que o colaborador não permaneça no emprego, principalmente em tempos difíceis, é justamente a sua falta de colaboração, de comprometimento e de auto responsabilidade.

Um colaborador torna-se demissível quando não cultiva o hábito de fazer algo mais: algo mais além das suas atribuições, algo mais que demonstre iniciativa pessoal, algo mais que supere todas as expectativas seja do empregador e também dos clientes, algo mais além daquilo para o qual está sendo remunerado, algo mais que não tem preço mas que agrega valor à empresa e a si mesmo como profissional. Pessoas que têm esta atitude positiva diante do trabalho inevitavelmente alcançarão reconhecimento e se tornarão, a cada dia, mais indispensáveis. Não existe crise para quem tem consciência da importância do algo mais na vida profissional, para quem tem consciência de estar preparado, motivado, interessado e com uma clara definição de propósitos.

O mesmo não pode ser dito em relação aos desmotivados, cumpridores de tarefas e de horários, desinteressados, descomprometidos e destituídos de objetivos claros e definidos. Estes sim serão apanhados de cheio pelas crises porque se veem como dependentes das circunstâncias e não agem para assumirem o controle total da sua vida sem ficar atribuindo a outrem a responsabilidade pelas suas derrotas ou fracassos.

O algo mais é justamente a reunião dos nossos melhores esforços no sentido de não apenas atender às expectativas, mas superá-las a cada dia e em todos os momentos. Fazendo desta prática um hábito constante, o profissional se torna necessário e desejado e sempre estará bem posicionado com um lugar garantido num mercado cada vez mais ávido por colaboradores que trazem consigo a característica da iniciativa pessoal para a realização de algo mais.


Fonte: Artigos Administradores / Vença a crise fazendo algo mais

Os comentários estão fechados.