Vencendo a insegurança como forma de crescimento

Vencendo a insegurança como forma de crescimento

Muitas vezes durante nossas vidas, tendemos a acreditar que não somos capazes de alçar voos mais altos em nossas carreiras, deixando grandes oportunidades passarem sem termos a iniciativa necessária para sair da zona de conforto e buscar novos desafios. Mas por que mudar parece tão assustador?

Insegurança. Sim, por insegurança deixamos grandes chances passarem sem termos a coragem necessária para agarrá-las e mudar os rumos de nossas vidas.

O sentimento da insegurança é um estado de espirito, que pode estar associado a um fator psicológico desencadeado em algum momento da vida em que passamos por uma situação em que as coisas não saíram como planejado e com isso a autoconfiança foi afetada de uma forma devastadora, repercutindo a partir de então em todos os momentos em que seria preciso coragem para enfrentar pessoas e as mais diversas situações desafiadoras. O sentimento de incapacidade leva à falsa ideia de impotência em momentos cruciais, onde deveria prevalecer a força para ir atrás de nossos objetivos.

Porém, na maioria dos casos a insegurança está associada à falta de preparação em suas mais diversas vertentes.

Em ambos os casos, a insegurança é trabalhável, sobretudo no segundo caso. Para tanto, assim como em qualquer tarefa a que nos dispomos a realizar com excelência, é necessário disciplina. Vencer a insegurança exige um exercício diário de autorreflexão sobre seu potencial inato. É reconhecer fraquezas e fortalezas interiores, de forma a desenvolver pontos fracos e aperfeiçoar o que já é bom. Mas o mais importante é reconhecer-se com capacidade para realizar o que imaginar, sem limites ou restrições.

O pensamento possui um poder tangível que a ciência ainda não conseguiu decifrar por completo, porém já se que o que mentalizamos com constância se personifica em nossas vidas, logo, se nos enxergamos como uma pessoa fraca, com poucas habilidades ou sem potencial, assim o seremos. Da mesma forma, se temos uma autoimagem positiva e nos enxergamos com uma pessoa cheia de qualidades, isso também se  realizará.

Portanto, vencer a insegurança e se lançar em novas oportunidades de crescimento só depende de nós mesmos. Tudo é possível, basta acreditar! Não deixar a insegurança te segurar pode é a chave para uma vida bem sucedida em todos seus aspectos.


Fonte: Artigos Administradores / Vencendo a insegurança como forma de crescimento

Os comentários estão fechados.