Vendas: as 4 vantagens de um vendedor introvertido

Vendas: as 4 vantagens de um vendedor introvertido

Ao limitar a equipe de vendas em apenas indivíduos extravagantes, cria-se um parâmetro descontextualizado num cenário que exige não somente vender produtos, mas reter clientes. Todavia, como um indivíduo introvertido pode ajudar a sua empresa a superar estes desafios?

O mercado consumidor espera muito mais que um produto de qualidade com um preço atrativo, isso é um fato. Na era da informação o consumidor está mais consciente e menos emotivo, muito mais racional e exigente. Por isso, criar um ótimo relacionamento com este novo consumidor baseado em confiança, respeito e compromisso torna-se fundamental. Mas como?  Com as pessoas certas, e algumas delas são/serão os seus vendedores.

Através desta base principal de entendimento, abordarei neste artigo uma reflexão sobre a real capacidade de um vendedor introvertido – através de suas vantagens – em justamente superar os novos desafios do mercado.

Os termos “extrovertido” e “introvertido” foram disseminados através do psiquiatra suíço Carl G. Jung logo no inicio do século XX e, basicamente, podemos defini-los no sentido de que os extrovertidos são pessoas que possuem alto grau de interatividade com o mundo externo, enquanto os introvertidos possuem alto grau de interatividade com o mundo interno.  Entretanto, popularmente, as ligações entre as características de extroversão e introversão levam a crer que uma é sinônima de espontaneidade, simpatia e carisma, enquanto outra é sinônima de timidez, antipatia e fragilidade. Leve engano.

Agora, você já notou como usualmente as principais características de busca por vendedores são baseadas em conceitos de extroversão?

No mundo empresarial, principalmente no competitivo mercado de vendas, vê-se que a tendência pelos colaboradores extrovertidos é frequente, porém insensata. Claro que existem excelentes profissionais que são extrovertidos em sua natureza, eu particularmente conheço vários, mas desta vez destacaremos 4 vantagens competitivas dos vendedores introvertidos mediante uma nova estratégia de vendas inspirada no interessante livro “Selling for Introverts” (Vendas para Introvertidos), de Alen Mayer.

1 – A vantagem da assimilação:

Uma característica interessante de um representante de vendas introvertido é a capacidade em ouvir, observar e assimilar as expectativas do cliente, ou seja, o introvertido pergunta mais e fala menos, com isso pode realizar negócios com maior precisão em satisfazer as necessidades do cliente.

2 – A vantagem da compostura:

A compostura é sinônima de autocontrole e um atributo indispensável para vender com qualidade. Entretanto, o grande potencial da compostura e serenidade dos introvertidos é sua capacidade em deixar os clientes à vontade justamente por não serem tão agressivos ou excessivamente falantes.

3 – A vantagem da disciplina:

Um vendedor introvertido dificilmente sairá das diretrizes do plano de vendas para uma aventura de “faça tudo você mesmo”, em outras palavras, uma pessoa introvertida possui facilidade em seguir normas, padrões ou objetivos, enquanto pessoas extrovertidas possuem maior propensão a realizarem ações imprevisíveis que, em alguns casos, podem gerar grandes complicações para os gestores e insatisfação para os clientes.

4 – A vantagem da retenção:

Aqui encontramos o ponto chave de um vendedor introvertido: a capacidade de retenção de clientes. Enquanto que um representante de vendas extrovertido possui como ponto positivo a captação de novos clientes, o introvertido possui como arma a retenção de clientes justamente por prezar por uma comunicação de mais qualidade, em detrimento a quantidade, com isso promovendo uma conexão emocional mais duradoura.

Por fim,  ao considerar a sua área de negócios de maneira estratégica, pense em transformar sua equipe de vendas num parâmetro mais ambivertido, sem desequilíbrios ou radicalismos, mas com a intensidade necessária entre a captação de clientes (extrovertidos) e retenção de clientes (introvertidos).


Fonte: Artigos Administradores / Vendas: as 4 vantagens de um vendedor introvertido

Os comentários estão fechados.