Vendas caem e inadimplência sobe na primeira quinzena de setembro, informa ACSP

Vendas caem e inadimplência sobe na primeira quinzena de setembro, informa ACSP

Nos quinze primeiros dias do mês, menos pessoas conseguiram quitar ou renegociar seus débitos em relação àquelas que se endividaram

Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou, na primeira quinzena de setembro, uma queda média de 10,95% no movimento de vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Separadamente, houve recuo de 14,2% nas vendas a prazo e de 7,7% nas vendas à vista, de 2014 para 2015. É importante ressaltar que, nesse ano, houve um dia útil a menos, o que ajudou a empurrar os números para baixo.

O levantamento também mostrou que nos quinze primeiros dias do mês o índice de inadimplência (-7,5%) caiu menos que o de recuperação de crédito (-11,3%), o que aponta para uma tendência de alta no nível de endividamento das pessoas.

“O cenário macroeconômico é adverso e o crédito tem ficado mais caro por causa dos juros. Além disso, o consumidor está mais cauteloso e inseguro no emprego. Como se não bastasse, ele se assusta cada vez mais com o noticiário político. Todos esses ingredientes formam a receita perfeita para o atual momento fraco do comércio”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Comparação mensal

Na comparação com agosto, o movimento de vendas a prazo teve alta de 1,8%. As vendas à vista, por sua vez, caíram 20,6%. Segundo o Instituto de Economia da ACSP, esse cenário é meramente sazonal.

Como agosto é um mês com uma data comercial (Dia dos Pais) focada nos presentes de baixo valor, houve essa forte queda das vendas à vista em setembro. Quanto às vendas a prazo, a alta de 1,8% é pouco significativa e pode ser explicada pela antecipação de compra de eletrônicos e esforços promocionais por parte das lojas.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.


Fonte: Notícias Administradores / Vendas caem e inadimplência sobe na primeira quinzena de setembro, informa ACSP

Os comentários estão fechados.