Vivo dá esclarecimentos sobre franquia de dados

Vivo dá esclarecimentos sobre franquia de dados

Após diversas criticas e movimentos contra a criação de franquia de dados para internet fixa. A vivo se posicionou a respeito, orientando os clientes sobre o assunto.

Uma das maiores polêmicas da internet, o posicionamento das operadoras de Telecom lideradas especialmente pela Telefonica|Vivo sobre a nova modalidade de comercialização de internet fixa, através de franquia de dados, gerou revolta entre os usuários do serviço. 

Em vista da repercursão dada ao tema, e aos diversos movimentos contra a decisão, a Vivo se posicionou e publicou uma nota em sua página do Facebook.

” Em respeito aos nossos clientes e aos diversos comentários em redes sociais, esclarecemos os seguintes pontos:

Se você possui Vivo Fibra ou banda larga GVT contratados até 01/04/2016, o uso ilimitado de internet está garantido.

Os planos contratados após esta data preveem franquia de internet e têm, em caráter promocional, uso ilimitado. Não há previsão de alterações, mas asseguramos que quando e, se ocorrerem, serão avisadas antecipadamente, precedidas de ampla comunicação e de ferramentas para que você compreenda e acompanhe o seu consumo de internet.

Você terá sempre à disposição opções adequadas ao seu perfil de uso, baseadas em estudos de comportamento de consumo e suas expectativas. A Vivo oferecerá desde planos mais acessíveis até planos ilimitados.

Prezamos pela transparência e nos dedicamos a oferecer as melhores soluções aos nossos clientes. Para esclarecer dúvidas adicionais, criamos uma página em nosso site, que pode ser acessada no link:http://vivo.tl/franquia. “

A Anatel suspendeu temporáriamente o corte por franquia por 90 dias até que as operadoras se encaixem nas determinações do orgão, entre elas a obrigação de fornecer ferramentas através das quais o consumidor possa acompanhar o volume de tráfego utilizado.

A vivo já havia se posicionado que o corte por franquia só seria válido a partir de 2017, e entre as novas informaçõess prestadas ressalta que o cliente terá todo o acesso que precisar as informações sobre o seu consumo para escolher o plano mais adequado. Informa tambem que não deixará de fornecer acesso Ilimitado, e que essa será mais uma opção de contratação do cliente.

Segue abaixo o F.A.Q que a vivo disponibilizou em seu site para esclarecimentos:

A Vivo é a única a implantar a franquia no Brasil?
Não. Esse modelo contratual já vem sendo adotado no Brasil e em vários outros países há alguns anos.

Todos os clientes de banda larga fixa da Vivo passarão a ter franquia?
Não. No caso do ADSL (ex-Speedy), permanecem inalteradas as condições para quem contratou o serviço até 04/02/2016. Já para Vivo Fibra e a banda larga da GVT, os contratos continuam iguais para os usuários que adquiriram os serviços até 01/04/2016. Ou seja, nos dois casos os contratos antigos continuam iguais, prevendo uso ilimitado de internet.

As franquias valem para quem e quando serão aplicadas?
As franquias valem apenas para os contratos firmados a partir de 05/02/2016 (para clientes ADSL, ex-Speedy) e a partir de 02/04/2016 para os usuários do Vivo Fibra e banda larga de origem GVT. Em caráter promocional, os planos continuam com uso ilimitado de internet e não há previsão de alteração dessas condições. Qualquer alteração será avisada antecipadamente, precedida de ampla comunicação e ferramentas para que o cliente compreenda e acompanhe seu consumo de internet.

Então não haverá mais planos ilimitados?
A Vivo oferecerá desde planos mais acessíveis até planos ilimitados. O cliente sempre terá à disposição opções adequadas ao seu perfil de uso baseadas em estudos de comportamento de consumo e de suas expectativas.

Se eu quiser alterar meu plano, mesmo estando com o contrato antigo, passarei a me enquadrar no novo contrato?
Sim. O cliente deverá escolher uma nova opção, desde planos com franquia até os ilimitados, uma vez que qualquer mudança no plano exige um novo contrato.

O que a empresa pretende fazer para esclarecer seus clientes?
A Vivo fará uma ampla campanha educativa, utilizando diversos meios de comunicação, para esclarecer as dúvidas dos clientes. Além disso, a empresa colocará à disposição ferramentas de medição de tráfego para que ele possa avaliar seu nível de consumo e assim ter condições de escolher o plano mais adequado ao seu perfil de uso.

Como o cliente poderá verificar seu consumo?
Ele poderá acompanhar por meio de ferramentas adequadas, como o aplicativo Meu Vivo. Além disso, o usuário receberá avisos de acordo com a evolução do seu consumo.

A Vivo quer limitar o acesso a Netflix e Youtube?
Não. A Vivo não faz nenhum tipo de restrição ao acesso a estes ou quaisquer outros conteúdos.

Por que a Vivo resolveu fazer essa mudança?
A mudança contribui para o dimensionamento mais adequado da rede e, com isso, oferecer uma melhor experiência de uso da internet fixa.

A aplicação da franquia em banda larga fixa, segundo alegação de órgãos de defesa do consumidor, fere o Marco Civil da Internet e a neutralidade da rede. O que a Vivo tem a dizer sobre isso?
O bloqueio de internet após o término da franquia não fere o Marco Civil da Internet. Não há nenhum desrespeito à neutralidade da rede, já que o cliente poderá usar sua franquia da forma que desejar, sem nenhuma interferência ou restrição da operadora. O serviço de internet fixa na modalidade de franquia de consumo de dados é regulamentado pela Resolução 614/2013 da ANATEL.

E você? O que pensa a respeito disso?

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Ótima Semana


Fonte: Artigos Administradores / Vivo dá esclarecimentos sobre franquia de dados

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