Você conhece os elementos básicos que o líder precisa desenvolver em seus liderados?

Você conhece os elementos básicos que o líder precisa desenvolver em seus liderados?

Veja como usar alguns fatores decisivos para que o time gere resultados expressivos e vastamente maximizados

No mercado moderno é impossível alcançar êxito sem uma liderança inteligente e assertiva. As mudanças culturais, sociais e econômicas exigem que os gestores sejam polivalentes, bem informados e mestres nos relacionamentos para que os processos fiquem mais dinâmicos e ágeis. Em outras palavras, o sucesso de qualquer organização depende exclusivamente da força intelectual de cada cooperador, pois os mesmos são responsáveis por toda criatividade e inovação empresarial.

Uma equipe talentosa é constituída de oito elementos: conhecimento, comunicação, habilidade, maturidade, relacionamento, brilhantismo, iniciativa e excelência. Vejamos no que consiste cada um deles detalhadamente:

1 – Conhecimento

É o acúmulo de conteúdo intelectual e moral que cada colaborador ostenta, de modo que servem de base para suas decisões e julgamentos.

2 – Comunicação: é a faculdade de dar e receber feedback de maneira sábia e perspicaz. Seguramente, essa troca interna de informações é importantíssima para enriquecer o portfólio de saberes de cada integrante do ninho, permitindo debates sadios e cultos para otimização dos conhecimentos da empresa.

3 – Habilidade

Está relacionado a eficiência das tarefas, de sorte que é por meio de muita pratica e persistência que esse valor é alcançado.

4 – Maturidade

É a alegoria de experiências que o indivíduo absorveu ao longo de sua caminhada corporativa. Está estritamente ligada ao autoconhecimento, visto que guarda o mapa dos pontos fortes e fracos do referido sujeito.

5 – Relacionamento

É a capacidade de lidar de forma harmônica e sinérgica com todas as personalidades da empresa, concebendo movimentos que sejam benéficos para o todo (equipe) e não para as partes isoladas (individualismo).

6 – Brilhantismo

É a qualidade de ser visionário e de enxergar o crescimento como algo contínuo e imprescindível. Essa força está intrinsicamente conectada a antecipação e o foco no porvir, de forma que o indivíduo é uma criatura que existe para fazer do futuro uma de suas inexoráveis ferramentas e da incerteza as suas lúdicas oportunidades de desenvolvimento.

7 – Iniciativa

É a postura de fazer as coisas acontecerem ao invés de esperar calmamente que elas aconteçam. Essa virtude é fundamental para que os profissionais sejam enérgicos frente as oportunidades e ameaças que surgem sob a complexa atmosfera empresarial.

8 – Excelência

É a tenacidade de gerar resultados que superem as metas pré-estabelecidas, surpreendendo magistralmente pela união e força do grupo. Essa mentalidade colossal (de alta performance) funciona como um farol para reluzir as verdadeiras habilidades do plantel em curso, fazendo todos se desafiarem regularmente na busca incessante da perfeição absoluta no que tange as esplêndidas esferas organizacionais. 

Cabe ao mentor fazer sua trupe valorizar essas variáveis e transformá-las em realidade no dia a dia da empresa. Seguramente, o elemento-chave para que esses cinco eixos tenham sintonia é a influência contínua da liderança, pois as pessoas necessitam de um norte sólido, motivador e tipicamente aprimorador para que possam descortinar seus valores em prol das atmosferas corporativas.


Fonte: Artigos Administradores / Você conhece os elementos básicos que o líder precisa desenvolver em seus liderados?

Os comentários estão fechados.