Você é o único responsável pela sua carreira

Você é o único responsável pela sua carreira

Aborda os pontos que o profissional deve atentar-se sobre a sua carreira, responsabilizando-se por ela para obter os resultado almejados

Sou administrador e consultor há quinze anos, e dentro das organizações vejo a maior parte dos colaboradores em diversos níveis da organização responsabilizando a empresa pela sua carreira e desenvolvimento, diria que esse é o topo do processo cultural que vivenciamos. Sou docente há nove anos nos cursos de capacitação, técnico e nível superior de administração e no meio desse processo vejo a maior parte dos alunos responsabilizando professores e a instituição de ensino pelas suas notas e desempenho. E por fim na base, parte inferior do processo vejo a população culpando o governo, o acaso (sorte) e até Deus por não olharem por ela.

Será que é assim mesmo? A culpa é sempre dos outros. Pois, sempre pensei e agi de forma diferente, acredito que somos nós os responsáveis pelo nosso destino, desempenho e resultados. Admito que trabalho bastante, mas estou satisfeitíssimo como os meus resultados. Não estou ignorando que estes fatores externos influenciem nossa jornada, porém eles terão o peso que dermos a eles, eles geralmente têm menos poder quando focamos no nosso potencial e energia.

Que tal você tentar com a sua empresa uma capacitação, mas se ela não disponibilizar você não desistir e investir do seu bolso; que tal você ao invés de simplesmente reclamar da sua empresa você tentar mudá-la, e se não conseguir você mudar de empresa. Que tal você aluno ir para a faculdade para aprender e aplicar o conhecimento ao invés de buscar apenas o seu “recibo” (diploma); que tal você ir a uma palestra ou realizar um curso de extensão para obter conhecimento diferenciado e não apenas pelas horas complementares. Que tal você cidadão fazer a sua parte, principalmente na hora de votar e não simplesmente esperar algo dos maus governantes que você ajudou a colocar lá, de reclamar de coisas que nem você mesmo faz.

Pare de olhar para os outros e passe a olhar para si, e invista no seu maior patrimônio que é você. Se você investir no CHA+R (conhecimento, habilidades, atitude + rede de contato) aposto que seus resultados serão outros, e você vai parar de focar e jogar a responsabilidade nos outros, dessa forma sua carreira e seus resultados irão decolar, agora tenho que advertir, isso dá muito mais trabalho do que ficar apenas reclamando e culpando a todos, por tanto é para quem tem disposição, determinação e energia. Segundo Albert Einstein (um dos maiores gênios que a humanidade teve): “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.


Fonte: Artigos Administradores / Você é o único responsável pela sua carreira

Os comentários estão fechados.