Você fala "digitalês", o idioma do marketing digital?

Você fala “digitalês”, o idioma do marketing digital?

A cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas à Internet

Por que não desenvolver uma estratégia, que divulgue produtos e serviços  para estas pessoas? 

É aí que nasce a razão do Marketing Digital, com sua capacidade de atingir o público alvo de um produtor, físico ou jurídico. 

O Marketing Digital é, basicamente, a utilização de ações de marketing, através da utilização de meios digitais, como internet e tecnologias móveis (smartphones e tablets) para conquistar clientes. 

As ações giram em torno de divulgação e comercialização de produtos e serviços, sempre buscando uma forma rápida, personalizada e barata; ou  seja, diferente dos meios tradicionais, como TV, jornais e revistas. 

A estratégia e o conteúdo são as palavras chave, quando falamos de marketing digital. 

As estratégias mais utilizadas são os links patrocinados (anúncios do Google), a otimização de páginas (que coloca seu site na primeira página dos sites de busca), o e-mail marketing, as redes sociais e o marketing de conteúdo (informação relevante para criar confiança e ajudar o usuário na decisão de compra); tudo para que o consumidor possa conhecer, confiar e comprar o produto ou serviço. 

Uma estratégia inteligente faz com que o consumidor perceba o produto ou serviço como diferente ou que o consumidor fique sabendo do produto ou serviço, antes que o concorrente chegue. 

Mas, com todo este avanço do Marketing Digital, com suas vantagens indiscutíveis, ele trouxe um “tsunami” de palavras específicas que quero compartilhar consigo.

Palavras “mais ou menos” geram dúvidas e equívocos que comprometem o resultado de uma comunicação profissional; um fato que se agrava, na medida em que as pessoas têm uma natural inibição de se certificar se entenderam uma palavra técnica, corretamente.

Por outro lado, se você entrar no GOOGLE com a palavra de busca “Marketing Digital”, aparecem, aprox., 190.000.000 endereços – o que fazer com tudo isso? Sempre é bom chegar a explicações e/ou aplicações que facilitam a comunicação com os “marqueteiros digitais”.

Não existem cursos que ensinem a falar o “digitalês” – para encurtar sua aprendizagem no mundo do Marketing Digital, segue aqui um Glossário básico, que um parceiro de negócio me ensinou, e pode ser útil para você também.

Adwords – A plataforma utilizada pelo Google para criar anúncios para pessoas que têm interesse em um determinado assunto; você paga para aparecer nas palavras-chave de seu interesse (de acordo com o seu nicho). 

Audience Insights – Facebook anunciou a chegada do Audience Insights; são os “Insights” da sua Página no Facebook. Mostra algum relatório do que a sua audiência gosta, o que engaja mais e o que é falho na comunicação. Com esse recurso, você poderá conhecer interesses e tamanho do seu público alvo, para realizar campanhas mais dirigidas. 

Bing – Uma plataforma de pesquisa, igual ao Google.

B-learning ou blended learning – Um derivado do E-learning e refere-se a um sistema de formação, onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso a distância, normalmente, pela internet; entretanto, inclui, necessariamente, situações presenciais; daí, a origem da designação blended, algo misto, combinado. 

Cursos Online – São cursos com o formato digital, ou seja, cursos, que são entregues apenas em vídeo-aulas. 

E-book – Funciona como um livro físico, porém, é todo feito de forma digitalizada. 

E-learning – Um processo pelo qual o aluno aprende, através de  transmissão do conhecimento via Internet, ampliando a absorção do conteúdo, por meio de vídeo-aulas, animações áudio e exercícios de fixação. 

FanPage – São as páginas institucionais, dentro do Facebook. 

Google Drive – É um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo e apresentações e muito mais. O Google Drive baseia-se no conceito de computação em nuvem, pois o internauta poderá armazenar arquivos, através deste serviço, e acessá-los, a partir de qualquer computador ou outros dispositivos compatíveis, desde que ligados à internet. 

Hangout – São palestras online, que você faz da sua casa ou seu escritório, só precisando de uma boa internet e uma webcam! 

Hotmart – É o maior site focado em vendas de infoprodutores atualmente. 

Inbound Marketing – É uma estratégia de Marketing, utilizada para gerar conversões, através de conteúdo. 

InfoProduto – Qualquer tipo de informação digital que possa ser vendida ou disponibilizada, gratuitamente, em forma de arquivo para download, através da internet, tais como e-books, que podem ser comercializados e geram uma boa renda extra para quem tem interesse em vendê-los via internet. 

Instapaper – É a forma mais fácil de salvar e guardar artigos para leitura: offline, fora de casa, a qualquer momento, em qualquer lugar, com formatação perfeita.  

Internet Marketing – É todo sistema de Marketing Digital.

Search Graph  – Ferramenta do Facebook, para encontrar interesses e grupos específicos. É uma opção que existe dentro do Facebook, para entender melhor o que as pessoas estão pesquisando, o que elas gostam e quais seus interesses pessoais. 

SEO – São técnicas de otimização para site, blog, páginas. Essas técnicas fazem com que você ganhe algumas posições e fique melhor posicionado nos buscadores (Google, Bing, Youtube). 

Slidecast  – É um produto on-line, criado para ajudar as empresas e indivíduos a produzir e distribuir informação multimídia rica, através de protocolos da Internet. É um vídeo que será gravado, enquanto você passa os slides e vai apresentando. 

Survey Monkey – É uma pesquisa on-line nuvem de desenvolvimento.

Teste A/B – São testes para ver qual (página, anúncio, e-mail) converte melhor. Com isso, você vai aumentando o nível de engajamento e alcance, conversão, em todas as suas etapas do Marketing Digital. 

Tráfego Orgânico – É o tráfego que vem de forma orgânica, ou seja, gratuito. Pode ser obtido através de Redes Sociais, Vídeos no Youtube, Sites, Fóruns e toda outra forma de atrair clientes/pessoas, para seu negócio.

Webinar – É um tipo de web conference, na qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa fala e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante. O nome vem de uma abreviação de web-based seminar (em português, seminário baseado em rede). 

Se quiser mais, é só falar!


Fonte: Artigos Administradores / Você fala “digitalês”, o idioma do marketing digital?

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