Você não fala inglês ainda porque utiliza a preposição errada!

Você não fala inglês ainda porque utiliza a preposição errada!

Aprender como nosso cérebro funciona é fundamental para aprendermos qualquer coisa. Saber utilizar os gatilhos mentais adequados é a chave do sucesso em qualquer empreendimento, inclusive aprender inglês.

“Nossa! Até hoje eu não falo inglês! Preciso aprender este idioma!”

É bem provável que 1) você já tenha ouvido alguém fazer esta exclamação; 2) você mesmo já tenha feito esta exclamação; ou 3) você ainda faz esta exclamação.

Eu quero nestas linhas falar com você que ainda exclama “Até hoje eu não falo inglês”.

Minha intenção não é dar uma explicação simplista para esta questão, visto que aprender um outro idioma – inglês, neste caso – envolve tantas outras “variáveis”. Porém, há uma variável insistentemente negligenciada: os “gatilhos mentais”, que são critérios que o nosso cérebro adota para reduzir a utilização de energia e aumentar os resultados nas atividades que desempenhamos.

Se você ainda não domina o inglês é porque utiliza a preposição errada! Isto mesmo, o erro está na escolha da preposição que você utiliza quando o assunto é aprender inglê, quando você reflete e age sobre esta questão.

Vou explicar…

Mas antes, vou te fazer uma pergunta: É correto dizer “eu vou estudar inglês para dominar este idioma”?

Resposta: Sim, é correto.

Porém, não é porque algo está correto que não possa ser melhorado. Certo? Temos que buscar melhorar a cada momento em tudo que fazemos.

Sendo assim, se você utilizar a preposição correta você vai, definitivamente, dominar o inglês!

Mas que “preposição” é esta, André? Do que você está falando?

De forma resumida, “preposição” é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência: o primeiro elemento – chamado antecedente – é o termo que rege, que impõe um regime; o segundo elemento, por sua vez – chamado consequente – é o termo regido, aquele que cumpre o regime estabelecido pelo antecedente.

Quando você utiliza a preposição “para” como o conectivo de “eu vou estudar inglês” e “dominar este idioma” você está limitando a sua capacidade de resultado. O seu cérebro, que é um excelente “gestor de energia”, recebe a mensagem que ele tem que fazer isso para alcançar aquilo. Porém, quando ele observa que o resultado desejado não está sendo obtido (o que é normal no período inicial de todo processo de crescimento… resultados não são obtidos da noite para o dia!), ele faz o necessário para encerrar o processo, de modo a não mais “desperdiçar” energia. Em outras palavras, você desiste.

Isto já aconteceu com você? Você já iniciou os seus estudos da língua inglesa e depois desistiu de continuar?

Novamente: se isso aconteceu foi porque você escolheu a preposição errada!

Qual, então, seria a preposição correta?

Vamos substituir a chamada preposição essencial “para” por outra de mesma classificação: “até”.

Ao contrário de “para”, a preposição “até” dispara um gatilho mental não-limitante. Se você quer aprender, dominar, enfim, ser fluente em inglês, você tem que estudar ATÉ alcançar o resultado desejado.

Lembre-se: se pensamos errado, agimos errado e, consequentemente, não obtemos bons resultados. Pensar certo é fundamental para ter sucesso!

Portanto, pense, fale e aja de forma correta. Não estude para aprender! Estude até aprender! Com este mindset você não desistirá, pois a mensagem recebida pelo seu cérebro é que o processo só termina quando o resultado desejado é alcançado; e com isso, ele deve buscar outras formas para conter a utilização de energia, mas desistir/parar não será uma opção.

Aprender como nosso cérebro funciona é fundamental para aprendermos qualquer coisa. Saber utilizar os gatilhos mentais adequados é a chave do sucesso em qualquer empreendimento, inclusive aprender inglês. Conseguir algo ou não conseguir algo, começa e termina na sua cabeça.

Até a próxima!


Fonte: Artigos Administradores / Você não fala inglês ainda porque utiliza a preposição errada!

Os comentários estão fechados.