Você nivela sua equipe por cima?

Você nivela sua equipe por cima?

Num ambiente onde o desinteresse impera, os esforçados acabam sendo rejeitados e excluídos pelos demais. E como nós somos seres gregários, adivinha o que os esforçados farão? Sim! Nivelarão seu desempenho por baixo para serem aceitos pelo grupo

Uma equipe nivelada por cima é aquela em que as pessoas se sentem impelidas a melhorar seus resultados dia após dia. Bacana, não é? Mas é claro que não é nada fácil formar uma equipe assim. Como eu costumo dizer, o comprometimento dos liderados com os resultados é suscetível à força da gravidade: se o líder não empurrar pra cima, a tendência é cair.

Na ausência de uma liderança que valorize o comprometimento, as pessoas se desmotivam e concluem que não vale a pena fazer um esforço adicional. E mais: num ambiente onde o desinteresse impera, os esforçados acabam sendo rejeitados e excluídos pelos demais. E como nós somos seres gregários, adivinha o que os esforçados farão? Sim! Nivelarão seu desempenho por baixo para serem aceitos pelo grupo.

Se você não quer ver seus resultados ameaçados pela “força de atração da terra”, então nivele sua equipe por cima colocando em prática esta estratégia em 5 passos.

1º Estabeleça objetivos e critérios claros
O primeiro passo para nivelar sua equipe por cima é clarificar o que você considera um alto desempenho. Para isso, estabeleça os resultados esperados do trabalho de cada um (metas) e – muito importante – os caminhos que considera válidos para os liderados chegarem lá (métodos).

Um erro comum é considerar apenas o resultado e não avaliar os meios que o liderado está utilizando. Esta falha pode abrir brechas para que alguns espertalhões tenham comportamentos antiéticos com colegas e clientes, tudo em nome do “bom resultado”. Conflitos improdutivos inevitavelmente ocorrerão. Tome cuidado!

2º Coloque as pessoas certas no lugar certo
Segundo uma pesquisa do Gallup, 80% dos talentos são desperdiçados nas empresas. Isso ocorre porque os líderes não estão treinados para identificar as competências das pessoas. Se você quer nivelar sua equipe por cima, descubra os pontos fortes dos seus liderados e delegue tarefas que possibilitem reforçar suas aptidões naturais até a excelência.

3º Treine, treine e treine
Na minha prática como consultor eu vi empresas que queriam aumentar seu faturamento em vendas, porém não providenciavam treinamento para os vendedores. Infelizmente, este é um erro mais comum do que se pode imaginar. Se você quer que seu time vença o campeonato, nos meses que antecedem os jogos, não ocupe a rotina com trivialidades. Treine, treine e treine!

4º Acompanhe de perto
Você quer que as pessoas deem o seu melhor, certo? Então, dê também o seu melhor! É a famosa lei da reciprocidade. Demonstre interesse pelas pessoas e pelo seu trabalho que elas responderão com um trabalho interessado e de qualidade. Este é o momento ideal para corrigir desvios, elogiar os acertos e ouvir ideias que possam otimizar o trabalho.

5º Recompense quem faz
Este é, sem dúvida, o ponto mais determinante para nivelar sua equipe por cima. Todo liderado que entrega resultados além do esperado merece uma justa recompensa. Essa recompensa pode ser ou não de caráter financeiro. Por exemplo: promoção, oportunidade de desenvolvimento profissional/pessoal, bônus especial etc. Você deve explicitar qual recompensa está sendo dada e os critérios (já previamente aceitos por todos) utilizados na sua avaliação.

E se surgir inveja? Bem, este sentimento é algo que você pode (e deve) administrar rapidamente, lembrando aos liderados que todos podem ser recompensados, basta fazerem por merecer. Não é um modelo excludente onde somente um vence e sim um sistema meritocrático onde todos que superam seus limites ganham.

Cinco passos podem até parecer pouco se levarmos em conta a enorme ambição de formar uma equipe de alto desempenho. Mas não se engane: essa estratégia demandará a aplicação de muitos conhecimentos e habilidades em liderança. Afinal, para vencer a força da gravidade é necessária uma pequena dose de ciência somada a um grande volume de trabalho. E aqui fica a minha provocação final: você está disposto a nivelar a SUA LIDERANÇA por cima?

Publicado originalmente em http://www.unani.me/blog/lider-voce-nivela-sua-equipe-por-cima


Fonte: Artigos Administradores / Você nivela sua equipe por cima?

Os comentários estão fechados.