Você pode ter resultados ou desculpas, não os dois

Você pode ter resultados ou desculpas, não os dois

Você tem dificuldade em demitir um mau funcionário? Resolva essa situação o quanto antes!

Neste momento de crise econômica, crise política, crise de mão de obra qualificada, o foco do empreendedor precisa estar centrado nos resultados que ele, com sua equipe, conseguem obter e deve agir estrategicamente para melhorá-los.

Não basta sobreviver. É preciso ter consistência nos ganhos para garantir rentabilidade. Pode até parecer clichê mas empresas só existem através das pessoas que trabalham dentro delas. Porém vemos muitas empresas cheias de boas desculpas. Essas são resultado de um processo de gestão equivocado ou inexistente, que evidência a pouca habilidade do gestor em inspirar seus colaboradores.

A receita para o sucesso é simples e está concentrada em três simples pilares: produto, pessoas e processos. As dificuldades com produtos e processos são vísiveis e podem ser corrigidas rapidamente. O grande problema está no desenvolvimento das pessoas.

Esta é a parte mais frágil das pequenas e médias empresas. Alta rotatividade, desmotivação, desinteresse e muitas vezes corpo mole. Desculpas aqui não faltam e os resultados deixam a desejar. Culpa de quem? Da nossa dificuldade em tomar decisões. 

O líder de pequenas e médias empresas, por exemplo, tem muita  dificuldade em demitir seus colaboradores. Por não demitir um mau colaborador, acaba por minar o bom trabalhador, desistimulando-lo. E assim, inicia um ciclo que compromete todos os resultados: o ciclo das desculpas. Não demite porque não tem mão de obra qualificada, perde a mão de obra qualificada que tem por não demitir a ruim. Aceita desculpas e dá desculpas para justificar os resultados que não acontecem, as execuções que geram prejuízos, o mal atendimento que gera a perda de clientes importantes.

Uma lição que devemos aprender e exercitar o quanto antes é de manter um constante processo seletivo, facilitando e agilizando o processo de demissão e substituição. 

Um bom líder precisa ter claro em sua mente as características fundamentais dos colaboradores do seu time. Buscar incansávelmente por elas, garantir treinamento nos processos e avaliar periodicamente se o colaborador está atingindo os resultados esperados. Se sim, meus parabéns você inspirou um ótimo profissional que vai ajudar-lhe a superar todos os desafios. Se não, livre-se o mais rápido possível, pois desculpas não geram receitas.

“Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente!” Peter Drucker


Fonte: Artigos Administradores / Você pode ter resultados ou desculpas, não os dois

Os comentários estão fechados.