Você sabe negociar?

Você sabe negociar?

Quando falamos em negociação , uma palavra bonita por sinal, muitas pessoas resumem em diálogo, conversa, acordo e etc

Você sabia que durante o dia negociamos várias vezes, mesmo que informalmente? Pois é, sabe aquele jantar que você havia marcado de chegar às 20:00 horas com a sua esposa e marido e agora vai chegar as 21:30,? O cinema que seria hoje mas adiarão para amanhã?

São exemplos de negociação informal, que aliás são tão “fáceis” que são naturais e não nos sentimos tão pressionados na hora de negociar.

Na maioria das vezes a negociação acontece através de um diálogo para chegarmos num acordo , correto? A grosso modo seria isso, mas existe muita coisa por trás de uma negociação que veremos a seguir.

Planejamento: Você se planeja antes de negociar? Se a resposta é não acredito que você não vem tendo muito sucesso, aos que disseram sim , esse já é um grande passo.

Para se planejar pegue todas as informações que você tem sobre o que deve ser negociado, estabeleça a sua Melhor Alternativa de Acordo, o que será melhor para você, mas sempre lembrando que a negociação deve ser ganha-ganha, até porque se um lado perde não estão negociando, estão lesando alguém ou alguma empresa. Trace os pontos que você pode ceder e prepare as cartas na manga.

Comportamento: mantenha-se calmo e vá com segurança para a negociação, se você transparece qualquer tipo de nervosismo ou insegurança pode perder credibilidade e não obter sucesso. Cuidado com o excesso de confiança, tudo que temos em excesso faz mal(lembra quando sua avó dizia isso?).

Assegure-se de estar bem preparada para uma negociação e cuidado para não cair na desvalorização reativa, isso acontece quando achamos que estamos competindo com o outro e desvalorizamos suas propostas.

E então, você sabe negociar?

Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabe-negociar-aldan-ara%C3%BAjo-neto


Fonte: Artigos Administradores / Você sabe negociar?

Os comentários estão fechados.