Você sabe o que é factoring? Empresas tem buscado este serviço

Diante da crise, empresas buscam no factoring uma forma mais segura, rápida e eficiente para obter recursos financeiros a receber

Voltada para as pequenas e médias empresas, o factoring , conhecido também como fomento mercantil, está se tornando uma alternativa para muitos empresários. É uma atividade comercial que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. Com esse serviço, a empresa fomentada vende os créditos gerados por suas vendas e serviços a prazo. Ao fazer isso, ela recebe grande parte do recurso antecipadamente, o que aumenta seu poder de investimento, como na negociação nas compras à vista de matéria-prima ou para aplicação em qualquer área de sua estrutura.

Segundo o Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais (Sindisfac) , 630 empresas atuam com factoring no Estado. “As empresas têm procurado o factoring por vários motivos, um deles é a análise de crédito mais aprofundada. Avaliamos, por exemplo, se o cliente daquela empresa é um bom pagador, com ferramentas específicas e a observação de profissionais especializados”, explica o presidente Sindisfac , Marcelo Costa.

Diversas empresas têm encontrado nesse serviço uma rápida e segura alternativa para conseguir crédito, em função da grande burocracia imposta pelos bancos. “Diante de situações de urgência, principalmente em momentos de crise, muitos empresários acabavam recorrendo a empréstimos com agiotas, que trabalham de forma ilegal e praticam taxas abusivas. Por isso é importante que o empresário não caia em armadilhas e saiba que o serviço de factoring é uma alternativa legal, tem regras claras e é fiscalizado por agências reguladoras do governo”, orienta.

“Também é preciso entender que o serviço prestado pela empresa de factoring não é o mesmo que do banco, pois não somos uma instituição financeira. Não realizamos a captação de recursos de terceiros, nem intermediamos para emprestar estes recursos. Prestamos serviços e compramos créditos das empresas, antecipando seus recebíveis”, esclarece Costa.

“O factoring tem como principal finalidade fomentar e apoiar o micro, pequeno e médio empresário, proporcionando condições para seu desenvolvimento e consequente consolidação no mercado. A empresa contratante não terá de se preocupar tanto com certas atividades do cotidiano, como receber e prover recursos na gestão de caixa. Isso permite que o empresário possa se dedicar mais à sua empresa, aprimore a produção e venda e aumente a competitividade do seu negócio”, comenta.

Sobre o Sindisfac:

O Sindisfac é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão mobilizar, integrar, representar as empresas de Factoring Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) e Securitizadoras em Minas Gerais.

Promove o desenvolvimento e o reconhecimento do setor na sociedade, nos órgãos governamentais e entre as entidades de classe da atividade. Por meio do associativismo, oferece serviços e atividades que visam à qualificação empresarial

————————————————————————————
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

O post Você sabe o que é factoring? Empresas tem buscado este serviço apareceu primeiro em Novo Empreendedor.


Fonte: Novo Empreendedor / Você sabe o que é factoring? Empresas tem buscado este serviço

Os comentários estão fechados.