Você sabe o que é Gestão de Pessoas?

Você sabe o que é Gestão de Pessoas?

Conheça as principais técnicas da PNL para potencializar os recursos pessoais e individuais

A Gestão de Pessoas consiste num conjunto de métodos e habilidades para administrar comportamentos internos e potencializar recursos humanos de uma empresa, instituição ou de um grupo específico de trabalho.  Ela propõe a obtenção de resultados mais produtivos, que está relacionada diretamente com a satisfação pessoal nas atividades profissionais. 

Ela vai além da capacidade de se relacionar no trabalho. Um ponto que deve ser levado em consideração é o controle das emoções, que aumenta a relação interpessoal, ou seja, saber como lidar com as emoções dos outros. Na Programação Neurolinguística (PNL) existe um exercício chamado ‘Mudança de Posição Perceptual’, que ajuda na compreensão do mundo como outra pessoa o percebe, permitindo entender suas crenças, seus pontos de vista, me colocando assim no lugar do outro. Somente assim conseguiremos sentir o calo onde aperta, sentir a dor da outra pessoa. 

Além deste método, existem seis dicas igualmente eficazes para ajudar nesta gestão. 

  1. Definir metas precisas e pontuais para cada setor.
  2. Planejar detalhadamente como desenvolver estratégias para atingir as metas propostas/definidas.
  3. Manter o foco durante todo o processo de desenvolvimento.
  4. Avaliar criteriosamente possíveis problemas que impeçam o planejamento desejado.
  5. Estar atento para avaliar os resultados durante todo o processo de desenvolvimento.
  6. Ser flexível para possíveis fatores externos que possam aparecer e alterar de alguma forma o processo. Entretanto, nessa condição é importante se manter focado e determinado para atingir o resultado final planejado.

Essas dicas trazem um diferencial para pessoas e empresas na obtenção de bons resultados, de forma mais rápida e efetiva, com menores custos e maior satisfação pessoal dos indivíduos envolvidos no processo. O primeiro passo é querer a mudança, mudar a si mesmo para que o outro mude. O segundo é acreditar na mudança, apesar das dificuldades e das consequências possíveis e ter um bom senso de questionamento. A partir daí, a gestão acontece e uma liderança capacitada ajudará nas melhoras individuais e coletivas de cada um de nós.


Fonte: Artigos Administradores / Você sabe o que é Gestão de Pessoas?

Os comentários estão fechados.