Você sabe o que quer para a sua vida profissional?

Você sabe o que quer para a sua vida profissional?

Alguns exercícios podem ajudar você a descobrir

Para quem está entrando no mercado de trabalho ou para quem já está inserido, ter em mente os objetivos da vida profissional é bastante importante. Algumas vezes surge aquela dúvida “estou fazendo o que realmente gosto?” ou “tenho qualidade profissional para seguir essa carreira?”.

É normal ter esses questionamentos em relação à vida profissional. Um coaching de carreira pode ajudar a encontrar as respostas desejadas e esclarecer essas dúvidas. Alguns exercícios podem ser feitos por você mesmo antes de procurar a orientação de um especialista.

VOCÊ SE CONHECE BEM?

Por mais que tenhamos consciência de quem somos, é importante conhecer-se muito bem antes de fazer uma decisão de carreira. Por exemplo: Você sabe quais são os seus pontos fracos e fortes? O que você precisa melhorar em relação a eles? Quais são as suas qualidades profissionais? Quais são os seus planos e o que os impedem de ser realizados? O que te dá medo? O que te motiva?

São inúmeras reflexões que precisam ser feitas. É necessário fazer uma análise pessoal bastante profunda para determinar a sua “missão”. Pois não faz sentido você desejar ser piloto de avião e ter pavor de altura.

coaching de carreira recomenda colocar tudo isso no papel. Escreva suas competências, fraquezas, expectativas, metas e objetivos. Enfim, anote tudo que deseja ser a partir deste momento.

Esse é um passo importante para determinar o que você quer para a sua vida. E também vai indicar o que te motiva, e, principalmente, quais qualidades profissionais você tem a explorar. Você está planejando tudo que deseja fazer nos próximos anos ou para o resto da sua vida?

PERCORRA O CAMINHO ATÉ CHEGAR AO OBJETIVO

Partindo da reflexão pessoal feita anteriormente, em que foram definidas as suas metas e o objetivo final, é hora de trabalhar em cima desse propósito. Por exemplo, você deseja deixar de ser assistente de comércio exterior e assumir o cargo de analista de comércio exterior, mas não ser fluente em inglês te impede de ser promovido. Então, estude e domine essa língua.

O conselho dado pelos coachees de carreira é enxergar os obstáculos que estão no meio da jornada e eliminá-los. Portanto, é necessário trabalhar suas qualidades profissionais com a intenção de alcançar seu objetivo.

Mantenha-se sempre firme no seu foco, qualifique-se para obter melhores resultados, desenvolva as competências e lute pelo o que almeja. Mas seja ético e profissional, não prejudique ninguém para obter o que deseja.

TENHA FOCO E CONTROLE SOBRE A SITUAÇÃO

Muitos coachees de carreira dizem que saber gerenciar o tempo é fundamental. O planejamento já foi desenvolvido por você, ou com a ajuda de um especialista, então é fundamental seguir o caminho sem cair em tentações.

Por mais que a ânsia de atingir as metas seja grande, é necessário ter calma e cumprir cada etapa que foi criada. Mesmo que surjam situações adversas, nunca desvie do seu objetivo final.

Nessas horas, ter uma boa rede de networking poderá ajudar a contornar os problemas, sem precisar desistir. E claro, a coragem para superar todos os desafios se faz mais do que necessária.

Você pode percorrer boa parte desse percurso sozinho, mas em certas ocasiões, apenas a ajuda de um profissional de coaching vai poder contribuir para o seu desenvolvimento. Um especialista vai poder dizer quais qualidades profissionais você precisa aprimorar, quais os melhores caminhos a seguir e com certeza, mostrar as soluções mais eficazes para o seu plano.

Acesse aqui e tenha uma sessão de coaching.

Baixe materiais exclusivos para sua carreira aqui.


Fonte: Artigos Administradores / Você sabe o que quer para a sua vida profissional?

Os comentários estão fechados.