Você sabe quais são as atribuições e atividades do profissional de infraestrutura de rede?

Você sabe quais são as atribuições e atividades do profissional de infraestrutura de rede?

Além de realizar a supervisão diária necessária, ele ainda é responsável pela primeira resposta em casos de uma crise tecnológica.

Nas diversas áreas em que se pode trabalhar com TI, como segurança, arquitetura da informação, programação ou processamento de dados, você, profissional de TI, decide por seguir carreira na área de infraestrutura de redes. Mas, quais são os seus critérios para decidir entre uma delas? O que te motiva? Para tomar uma decisão, é preciso entender suas funções, a sua rotina, ou seu mercado de trabalho e perspectivas de salários.

Um profissional de infraestrutura de rede pode trabalhar como administrador do ambiente, consultor de segurança da informação, engenheiro de rede, técnico de help desk, engenheiro de sistemas e analista.

Suas atividades diárias são complexas e necessárias para o bom funcionamento tecnológico de qualquer corporação, e vão desde projetar, instalar e manter, até atualizar a infraestrutura. O profissional ainda soluciona problemas de desempenho, monitora e identifica vulnerabilidades e ameaças na performance.

Além de realizar a supervisão diária necessária, ele ainda é responsável pela primeira resposta em casos de uma crise tecnológica. E, além de monitoramento e resolução de solicitações dos funcionários, deve participar de reuniões para acompanhar projetos.

Então, nesse mar de responsabilidades, ter habilidades atestadas é fundamental. Pesquisa divulgada recentemente pela consultoria IDC recomenda que gestores contratem pessoal com competências validadas e certificadas para funções chave; forneçam treinamento relevante e contínuo a todo pessoal; e monitorem os níveis de desempenho e abordem diminuições de desempenho rapidamente. Veja mais em notícia publicada pela ComputerWorld. Não estamos falando especificamente da certificação Network+, que é voltada a esses profissionais, mas é um dado de mercado importante.

Outro dado motivador é que os empregos na área crescerão até 12% em sete anos, de acordo com expectativas da Bureau of Labor Statistics. Você está preparado para uma dessas vagas?


Fonte: Artigos Administradores / Você sabe quais são as atribuições e atividades do profissional de infraestrutura de rede?

Os comentários estão fechados.