Você se sente num labirinto quando fala em público?

Você se sente num labirinto quando fala em público?

A exposição ao público pode ser interpretada para alguns como uma experiência tão repugnante como se estivesse num beco sem saída ou um labirinto.

Palpitação, suor e até formigamento nas mãos podem indicar nervosismo extremo quando vivemos uma situação pouco familiar ou até constrangedora. A exposição ao público pode ser interpretada para alguns como uma experiência tão repugnante como se estivesse num beco sem saída ou um labirinto. Mas por que alguns falam em público tão bem e gostam de se expor e outros evitam essas chances?

Eu confesso que entendo bem quem sente nervosismo quando fala em público, porque eu também já senti isso. Até os 18 anos eu era bem tímida e resolvi vencer isso, porque entendi os benefícios que poderia ter se me expusesse mais. Não me arrependo de ter avançado. Ao longo dos anos, com a maturidade e a experiência profissional eu percebi que a maneira como se encara a oportunidade de estar visível pode determinar o nível de sucesso que cada um tem quando se comunica.

A resposta pode estar na forma como cada um encara a oportunidade. Na lista abaixo, você confere possíveis formas de interpretação de cada um dos perfis:

Gosta de falar em público Não gosta de falar em público
O que tenho pra dizer pode ser útil para muita gente Mesmo tendo acumulado tanto conhecimento durante a vida, acho que ainda não sei o suficiente para dar essa palestra.
Sinto-me poderoso quando todos olham pra mim e prestam atenção no que eu digo A visibilidade me deixa frágil.
Se me dão atenção, significa que valorizam o que tenho a dizer Talvez queiram me avaliar e encontrar pontos negativos no que vou dizer.
Quanto mais eu me expuser de forma adequada, mais benefícios pessoais e profissionais poderei ter. Já tenho meu círculo de amigos e não preciso ficar aparecendo por aí.
Eu me sinto valorizado e privilegiado por falar para essa plateia. Eu me sinto diminuído com todo mundo me olhando assim.

Perceba que depende do ponto de vista. As justificativas para um ou outro podem ser inúmeras e motivadas por várias causas. O importante é que cada um faça uma análise honesta para tentar descobrir o fundo da motivação e, caso sinta-se à vontade, elimine a causa para vencer os obstáculos que o impedem de avançar e tirar proveito de situações de visibilidade.

Tudo isso é um processo. Não se trata de uma receita de bolo que você segue e dá certo. É algo contínuo, cujos resultados podem levar determinado tempo para aparecer. O maior valor disso tudo é a decisão de começar. Se você tem isso, metade do caminho já foi conquistado.


Fonte: Artigos Administradores / Você se sente num labirinto quando fala em público?

Os comentários estão fechados.