Você tem um monte de processos, mas nada parece estar funcionando direito?

Você tem um monte de processos, mas nada parece estar funcionando direito?

No cenário global atual, as organizações de todos os tamanhos e tipos são confrontados com uma concorrência intensa. Para se manterem competitivas, aumentar a eficiência e melhorar os seus lucros, essas organizações estão se voltando para a melhoria de processos através de Business Process Management (BPM)

Seus fluxos de processos possuem contínua atualização em virtude da exigência do mercado, legislações ou auditorias?

Você precisa reduzir o tempo de colocação do seu produto no mercado por causa do aumento da concorrência?

Seus empregados ou clientes não possuem informações sobre seus processos?

A gerência não tem informações necessárias para tomar decisões importantes relacionadas ao processo?

Bom, se você respondeu sim a qualquer uma destas perguntas, você provavelmente precisará dar uma olhada mais atento em BPM.

No cenário global atual, as organizações de todos os tamanhos e tipos são confrontados com uma concorrência intensa. Para se manterem competitivas, aumentar a eficiência e melhorar os seus lucros, essas organizações estão se voltando para a melhoria de processos através de Business Process Management (BPM). É importante notar que o BPM é uma combinação de práticas centradas na condução do valor organizacional através de um processo de melhoria cultural. Pode ser tão simples como a definição de processo pouco claro, procurando continuamente áreas de melhoria e fazendo suas respectivas alterações, ou tão complexo como um empreendimento completo de reengenharia de processos de negócios. Seguindo este ponto, discuto alguns dos principais benefícios que você pode esperar com BPM.

  1. Agilidade – As organizações enfrentam constantemente a necessidade de mudança. As mudanças podem tornar-se necessárias como resultado de novas regulamentações, exigências do mercado ou o surgimento de novas formas de trabalhar. Uma característica chave do BPM é que facilita a concepção de processos flexíveis. Com BPM, você tem a flexibilidade de fazer alterações em processos com custos mínimos. Os processos podem ser facilmente personalizados para atender às necessidades de sua organização.
  2. Produtividade – BPM pode facilitar a automatização de uma série de elementos repetitivos dentro dos fluxos de trabalho normais. Melhorias de processos como a remoção de gargalos, a introdução de processamento paralelo, e eliminação de etapas redundantes podem ser facilmente alcançadas com BPM. Esta melhoria vai permitir que os funcionários gastem mais tempo em outras atividades já que as principais funções de apoio terão sido tratadas. Isso se traduz em aumento de produtividade e redução do desperdício.
  3. Eficiência e Redução de Riscos – A visibilidade dos processos de negócios permite a concentração na ineficiência. Isto porque o BPM proporciona às organizações a oportunidade de trabalhar de forma mais eficiente, sendo capazes de salvar seus recursos. BPM também resulta na criação de processos mais elaborados, executados e monitorados, que podem ajudar a reduzir o risco de fraude.
  4. Conformidade e Transparência – As organizações precisam estar em conformidade com as regulamentações da indústria. BPM assegura que as organizações possam implementar os requisitos regulamentares rapidamente, evitando assim atrasos no cumprimento e quaisquer multas associadas. Quando você adota BPM, você integra o cumprimento no ciclo de vida do processo. Isto também implica que os processos organizacionais se tornarão transparentes e visíveis para os funcionários.
  5. Satisfação do Cliente – BPM elimina um monte de burocracia nas organizações e permite que os funcionários se concentrem 100% no seu trabalho uma vez que a automação de processos reduz um monte de trabalho repetitivo e faz com que o acesso à informação seja mais fácil. Este por sua vez contribui para o aumento da produtividade e torna uma equipe mais feliz.
  6. Foco no Cliente – Com processos mais enxutos e aumento da produtividade, os funcionários são mais capazes de se concentrarem no cliente. Haverá uma maior capacidade de responder as propostas além de construir soluções mais rápidas. BPM também junta pessoas e tecnologia de uma forma que aumenta a satisfação do cliente.
  7. Consistência – Com BPMS, cada tarefa é executada da forma como foi planejada e projetada. Problemas idênticos são tratados da mesma maneira e não há necessidade de reinventar a roda, mesmo que os papéis mudem. Situações excepcionais e respostas também podem ser claramente definidas com BPM para garantir que elas sejam tratadas de forma adequada.
  8. Sustentabilidade – Processos de Negócios são continuamente melhorados para se adaptar às novas condições organizacionais visando produzir os resultados esperados. Esta adaptação pode ser conseguida com BPM, enquanto mantém o controle ou a supervisão gerencial.
  9. Mensurável – Todos os processos podem ser medidos de ponta a ponta e comparados com os resultados esperados. Isso ajuda a gerenciar pessoas e processos. BPM quando implementado com tecnologia, fornece relatórios e ferramentas analíticas para a tomada de decisões executivas. Com BPM, você pode simplificar os processos e quantificar a forma como estes processos estão ajudando a sua organização a otimizar seus fluxos de trabalho.
  10. Integração Tecnológica – BPMS preenche a lacuna de comunicação entre os usuários de negócios e de TI, graças ao uso de padrões como BPMN. Com BPM, o foco não está em “aplicações”, mas em “processos”, juntamente com as aplicações que os suportam.

BPM não é uma aplicação de software ou um grupo dentro de uma organização, mas uma forma de trabalhar dentro da organização garantindo tais benefícios.

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Você tem um monte de processos, mas nada parece estar funcionando direito?

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